REPÚBLICA FAJUTA

Há exatos 128 anos, uma junta militar marchou rumo ao Palácio Imperial com o objetivo de depor Dom Pedro II e tomar o poder. E aquilo que o povo pensava ser nada mais que meros boatos, simplesmente estourou: "A Grande Revolução Nacional". Tudo foi tão rápido e quase inesperado, que nem as malas, o coitado do rei e sua família puderam fazer. Pois é, assim funcionam as coisas. De lá, eles foram bem encaminhados a um navio com destino a Portugal. Digo mais: tinham, é claro, direito a ida gratuita, mas voltar que é bom... nunca, nunca mais. Assim sendo, de Monarquia se fez a República dos Estados Unidos do Brasil. Não sei o porquê, mas acho esse nome tão atual... só precisa alterar a ordem dos países na frase e supimpa! De reis, passamos a coroar presidentes, como líderes permanentes. Até hoje é desse jeito. E o que nos resta? A insatisfação. Quantos golpes na história! Quantas vítimas esquecidas na ardente memória! Já dizia Drummond: são eles, os inocentes do Leblon. Digam-me o motivo de haver tanta hipocrisia. Ensurdece-me a contínua gritaria. São tiros trocados em vão a cada quarteirão. São notícias impregnadas de uma máquina friamente calculada, a fim de manipular e alienar legiões. Como qualquer outro, quero mudanças! Sinto que a humanidade sempre deve ter esperanças, mesmo em tempos de cruel circunstância.

Isis do Vale
Enviado por Isis do Vale em 15/11/2017
Reeditado em 15/11/2017
Código do texto: T6172745
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.