REPETIR O QUE JÁ FOI ESCRITO OU... 9h38min

Sobre este tema, desde que começamos nossa inclusão digital, - aos 65 anos - o abordamos sucintamente várias vezes; seria bem mais fácil tão somente reapresentar aos nossos prezados leitores (as) um trabalho já feito, mas se assim o fizéssemos qual seria o nosso “mérito”?

O Sistema Monárquico em nosso país, começou para valer em 7 de setembro do longínquo ano de 1822, finalmente depois de mais de três séculos de “subordinação” ao reino de Portugal, seu filho “rebelado”, Dom Pedro I ouvindo o clamor popular deu o grito de “libertação”, que culminou na Independência de Portugal...

Foram anos difíceis para se conseguir a unidade da nação brasileira, não governou muito, passando a “coroa” a seu filho Dom Pedro II, que seria o derradeiro Imperador do Brasil...

Criança ainda, aos 14 anos, ganha a maior idade, e assume a espinhosa missão de dar continuidade e governabilidade a nação brasileira; é evidente que era assessorado por pessoas com discernimento que muito o ajudaram em sua missão...

Este segundo período, durou quase 50 longos anos; o mundo atravessava por constantes modificações, no comércio, na indústria em vários seguimentos “transformadores”; alma lúcida ia aderindo, dentro das possibilitadas limitadas da época foi implantando no país. Ferrovias, por exemplo, naquele período foram construídas 15 mil km, o que não deixa de ser um marco; sem “pedágio” etc.

A ferrovia inaugurada em nosso Estado, ligando Curitiba a Paranaguá, - isto em 1885 – foi uma monumental obra, em que dois irmãos negros, André e Antonio Rebouças, engenheiros, que “contrariaram” os engenheiros europeus, que afirmava que era “impossível” de se construir uma ferrovia atravessando a Serra do Mar...

Foram construídos inúmeros túneis, pontes, que foram desafios em face dos limitados recursos daquele tempo. Hoje, lamentavelmente está “privatizada”, um passeio que era comum há alguns anos atrás, pois era ofertado vagões de varias categorias, os de “terceira” com preços bem acessíveis... Hoje se vende a passagem em parcelas diante dos preços absurdos; “frutos” do Sistema Republicano...

O Sistema Monárquico tinha completado 67 anos, em que o positivo superava em larga escala o negativo; mas “alguns” “iluminados” não estavam contente, queriam “mudanças”, e esta seria feita em nome do Sistema Republicano, esquecidos não tão somente a mudança de um “sistema” de governabilidade, que irá fazer a “diferença”, se os “executores” não forem honestos em seus propósitos...

E isto acabou acontecendo ao longo destes 128 de sua “implantação”, crises e mais crises, numa evidencia que não adianta tão somente trocar a “sigla” é preciso muito mais, honestidade de propósitos, em os governantes pensem mais no bem do povo, do que em si próprios, pois acaba criando um mundo de “fantasia”, em que a palavras privilégio ganha total destaque, prova é que “eles” aproveitando o feriado de amanhã, estão tirando dez dias de férias...

O Sistema Republicano, desta modalidade está exaurido, requer urgentes mudanças, quem sabe a solução estaria num Presidencialismo/Parlamentarista... 10h24min. Curitiba, 14 de novembro de 2017 - Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.yxz

http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/11/2017
Reeditado em 14/11/2017
Código do texto: T6171470
Classificação de conteúdo: seguro