Hallo-in ou Hallo-out?

Hoje, em vários países, comemora-se o "Dia das Bruxas" ou Halloween. Os cursinhos de inglês, salvo engano, foram os responsáveis por importar essa brincadeira para cá, que nem de longe tem a mesma cara que tem lá fora. Aqui, o máximo é uma festinha temática com as pessoas fantasiadas. Lá tem todo aquele aparato de as crianças irem às ruas em busca de doces. Algo mais próximo do nosso "Cosme e Damião".

Há quem diga que é uma festa pagã, que deve ser abolida. Sem entrar no mérito das origens dessa tradição, hoje, pra mim, a polêmica começou logo cedo, quando uma amiga querida postou algo dizendo-se contra essa festa, que temos "síndrome de viralatas" por gostar de importar culturas alheias e ignorar as nossas. Que devíamos enaltecer o saci-pererê e a mula-sem-cabeça. E por aí foi...

Amiga, respeito sua opinião, mas só acho que tudo isso é uma grande brincadeira. Não importa quem criou. Se é pra se divertir, vamos brincar. Sou espírita, já fui católica, acredito em Deus, em Jesus Cristo, em seus ensinamentos de amor, bondade e caridade, mas não vejo mal algum em brincar de Halloween. Não estou festejando as bruxas, não estou enaltecendo o diabo, não desejo o mal de ninguém, muito pelo contrário! Torço para que todos sejam felizes e tenham bom humor para rir e brincar, sadiamente, até com suas próprias mazelas!

Quanto à "síndrome de viralatas", continuo respeitando e continuo não concordando. Temos tradições nacionais muito mais curtidas que o tal Halloween. Vide as festas juninas, que até estão um pouco desvirtuadas hoje em dia, por conta dessa onda "funk", mas que eu amo de paixão, muito mais que a das bruxinhas. Anarriê!

Mas, se é pra radicalizar, não importar mais nada, acabemos com os papais noéis e seus rubros casacões de veludo, em pleno calor de 40 graus do nosso verão tropical. Natal sem Papai Noel, já imaginou? Um shopping sem vermelho e verde???? De minha parte, eu gostaria muito de ver um shopping todo enfeitado só com o verdadeiro símbolo do Natal: o nascimento de Jesus. Mas, não sei porquê, tenho a impressão de que não vai rolar... Não dá ibope, né? É ruim pras vendas. E o que manda é mesmo o faturamento, no final das contas...

Amiga, tudo isso é uma grande brincadeira! Curto nossos ícones folclóricos também! Mas, nesse mundo cada vez mais globalizado, por que não posso curtir caracterizar-me de bruxa? Juro que sou uma bruxinha boa, acreditem...

Enfim, acima de tudo, o importante é o respeito. Gosta de Halloween? Perfeitamente. Não gosta? Perfeito também. Cada um deve fazer o que gosta, o que lhe faz bem, sem desrespeitar o direito alheio a ser, pensar e fazer diferente.

Boo!
Rosa Pinho
Enviado por Rosa Pinho em 31/10/2017
Código do texto: T6158433
Classificação de conteúdo: seguro