Temos um belo jardim!
Bem no centro do meu bairro pode se avistar uma casa maravilhosa. Os moradores, segundo a vizinhança, são um auditor aposentado, sua mulher e os filhos, estes atualmente estudando no exterior. Passo por ali eventualmente e vejo com mais frequência o marido – nunca a esposa – saindo ou chegando. São bastante reservados, mas em algumas ocasiões recebem amigos.
O que encanta nesta história é o bem cuidado jardim daquela mansão de muros muito altos. Ocupando a frente e a lateral direita, ele pode ser visto pelas grades da entrada da residência. Possui arbustos e plantas exóticas cuidadosamente selecionadas. Noutro plano vê-se algumas pedras, bancos fixos trabalhados em ferro, diversos animais em argila e um gramado indescritível. Tudo muito convidativo para uma boa meditação. Contudo, não me recordo de ter visto ninguém ali desfrutar deste incomensurável prazer. Sim, eles têm um jardim impecavelmente belo à disposição dos olhares da rua. Nas raras reuniões de amigos imaginei que um espaço daqueles fosse perfeito para provocar os mais efusivos elogios ao anfitrião. Provavelmente estes acontecem, mas não é comum de se ver ninguém curtindo aquele local, nem mesmo crianças. Ele, o jardim, está sempre lá, perfeito e assim permanece depois de qualquer reunião. É como um raro e intocável diamante de um museu, que embriaga o olhar dos visitantes. Apenas isto.
Parece que é assim que as coisas funcionam em nossos dias. As pessoas buscam incessantemente pelo sucesso material para cercar-se de bens (e aparências?) que julgam indispensáveis. Enormes casas, belos jardins, tudo na medida para serem desfrutados ou... para chamar a atenção dos outros, com o objetivo de demonstrar que ali se vive bem, com conforto, com harmonia... Tem-se uma casa. Tem-se um lar? Talvez sim, talvez não. A começar por este impressionante jardim: traz indizível beleza em qualquer estação do ano, mas, na verdade, se assemelha a uma vistosa casca que envolve um fruto de sabor duvidoso. Perdoem-me, caros leitores! Será que temos um jardim que exterioriza um lar ou uma casa que se esconde atrás de um jardim?
Outros momentos, todavia, fazem esta história valer muito à pena. Pássaros são vistos alegremente no lugar, cantando e se alimentando sobejamente e as pessoas continuam, como eu, a suspirar de admiração quando passam por ali.
Luciano Abreu
Enviado por Luciano Abreu em 23/10/2017
Reeditado em 23/10/2017
Código do texto: T6150532
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.