EM NOME DO AMOR

O amor é esse sentimento nobre, que nos move, nos comove e nos renova. O amor é a prova, de que viver vale a pena.

O grande poeta Fernando Pessoa já dizia: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena". O amor é o sentimento que engrandece, enobrece e molda a alma da gente. Nada nesse mundo é tão bonito e tão embriagante quanto um amor correspondido. Quando estamos amando, o mundo todo é gracioso, não vemos o tempo passar, e ao caminharmos parece que flutuamos e todos os nossos pensamentos do dia apontam para uma só pessoa, aquela a quem amamos.

Por amor somos capazes das maiores loucuras, por amor largamos tudo, brigamos com o mundo, vencemos uma guerra, atravessamos o oceano, matamos, morremos e esperamos uma vida inteira se preciso for. No mundo dos amantes a vida é colorida, há vários arco-íris no céu e o brilho do sol parece se multiplicar quando vemos o sorriso de quem amamos; no caminho do enamorado tem mais flores e o cantar dos pássaros é mais mavioso, a brisa é mais suave e perfumada, o horizonte guarda sonhos tão belos quanto o seu amor e a vida torna-se uma estrada infinita, que os conduz ao prazer e à felicidade. Paixões em nossas vidas, serão muitas, mas, amores, serão pouquíssimos. Paixão é planta de raiz rasa que em seu próprio fogo se abrasa, é fogo correndo nas veias, é incêndio que chega junto com uma atração, um desejo. A paixão é possuidora, devoradora e cheia de urgência; mas o amor, não. O amor é o sangue que pulsa no coração, é abnegação, é a entrega total, é a renúncia e o perdão, quem verdadeiramente ama protege e se sacrifica, aceita, acredita, cuida e nunca critica. O amor nos cega, pega, enleva e leva onde quer, é por isso que o filósofo e teólogo francês Blaise Pascal escreveu com tanta propriedade; "O coração tem razões que a própria razão desconhece", porque quem ama é forte para lutar em defesa do seu amor, mas, é vulnerável em suas convicções, quando são pertinentes a esse amor. Quem ama não tem vergonha de chorar, de suplicar, nem de relevar qualquer transgressão. Não disse, Osvaldo Montenegro, que quem não ouve a melodia acha maluco quem dança? Assim também, só vê a beleza do seu amor, quem ama. O amor é flor de extrema fragilidade e beleza, que é plantada com um olhar, uma palavra doce, um toque sutil na mão, regada com um sorriso, um aceno, um sussurro ou um beijo e para manter a sua grandeza tem que ser cultivada carinhosa e ininterruptamente no jardim da vida. Neste jardim, o ciúme é erva daninha e a desconfiança faz murchar as suas pétalas, o amor não é uma flor cativa, ela só brilha intensamente ao sol da liberdade. Quem ama tem que ser igual ao beija flor, que além de cercá-la de beleza e cuidados, não tira, nem exige da mesma, mais do que o necessário para que vivam e permaneçam belos. Sabe por que? Porque o "Amor é um fogo que arde sem se ver... É um cuidar que ganha em se perder... É querer estar preso por vontade... Se tão contrário a si é o mesmo Amor...". Flutuem os amantes nos versos de Luís de Camões. Ah o amor é o sentimento mais belo é a conjunção de corpos e entrelaçamento de alma e por não ser egoísta o amor não se sustenta em um coração sozinho e só aumenta quando é repartido. Saibam que o amor não machuca, o que machuca é a falta dele. Para todos os enamorados eu deixo essa frase de autoria desconhecida que diz o seguinte: "Eu te amo, leva três segundos para ser dito, várias horas para ser explicado e uma vida inteira para ser provado". Portanto quando disserem eu te amo digam com a sinceridade necessária.