O CONGADO ORIGEM E TRADIÇÃO

Quando falamos em congado e na festa de Nossa senhora do Rosário em nossa comunidade a primeira lembrança que nos vem, é a memória de um grande homem e um grande amigo, que desempenhou por anos a fio com arte e maestria a função de capitão do corte que ele fundou. Sempre desfilando pelo congado com muita classe e com enorme devoção a Nossa Senhora do Rosário.
A mais de meio século o popular Geraldo Alves Ferreira, nosso saudoso “Geraldinho Pereira” Fundou o corte “Quatro Pés da Serra” do Engenho do Ribeiro. A ele nossa singela homenagem e que este seu reinado se eternize para posteridade. Este grupo de congadeiros que desde então motivados pela fé devotada a nossa Senhora do Rosário vem mantendo essa tradição folclórica e cultural tem um valor imensurável para a nossa comunidade parabéns a todos os seus componentes.
Nessa oportunidade registramos também nossa gratidão ao padre Marcio pela sua capacidade administrativa e sua admirável organização. Padre Marcio com sua maneira agradável de interagir e apoiar a questões sociais de nossa comunidade vem desempenhando com fé e amor um papel fundamental em sua missão evangelizadora. Obrigado padre Marcio.
A festa de reinado no Engenho atualmente é organizada por gente simples e humilde, filhos da terra que se doa de corpo e alma de uma forma brilhante promovendo a maior de todas as festas cultural e folclórica em todos os tempos em nossa comunidade. Uma confraternização importantíssima. Dentre seus pontos positivos, está um resgate louvável, que nos proporciona a oportunidade de rever nossos amigos e conterrâneos ausentes, que residem dispersos pelos quatro cantos do nosso imenso Brasil, e voltam à terra natal, matando a saudade dos amigos e de seus entes queridos.
Domingo próximo passado dia 24 de setembro, as ruas e praças do Engenho do Ribeiro se tornaram pequenas para o grande numero de visitantes e congadeiros que se locomoveram de oito cidades circunvizinhas ao nosso Distrito. Num total de vinte e treis cortes, que vieram prestigiar esse acontecimento festivo realizado com muito sucesso. A cada ano torna-se mais popular e atraente a festa de reinado no Distrito do Engenho do Ribeiro. Nesse último evento suas praças e ruas foram tomadas pela magia dessa manifestação folclórica de cunho religioso. Promovido pela devoção a Nossa senhora do Rosário. Um evento que fortalece os laços efetivos de amizades com inúmeras pessoas de outras cidades cujos cortes, se confraternizam irmanados pela fé, cantando e encantando com o brilho de suas danças evolutivas enchendo os olhos de uma multidão de expectadores, com a beleza diversificada, em seus trajes de gala coloridos. Digno dos reis e rainhas que simbolizam.
O congado ou reinado vem de longa data. Envolve bela historias contada por diversas lendas. O Rosário de Nossa senhora confeccionado com as tradicionais de contas de lágrimas, por exemplo: diz uma lenda que um escravo entristecido com sua condição de cativo vagava contemplando o mar rezando em louvor a santa, emocionado e saudoso de sua pátria mãe começou a chorar, suas lagrimas caíram na areia da praia molhada pela água do mar e se transformaram em sementes que receberam o nome de contas de lágrimas com as quais confeccionaram o Rosário de Nossa senhora.
Diz outra lenda que no Brasil seu criador foi o escravo Chico. Por ser ele um bom trabalhador e ter tido a sorte de pertencer a um senhor de bom coração e caridoso obteve a permissão para trabalhar em seus dias de folga em uma mina abandonada, onde encontrou um veio de ouro que o tornou um homem rico. Alforriou-se e o seu filho, fazendo o mesmo pouco a pouco, com todo o restante de seu povo, chegando a formar um pequeno Estado Congo, dentro da sociedade mineradora, nos moldes da organização africana. A primeira festa organizada por Chico Rei em louvor a Nossa Senhora do Rosário ocorreu na Igreja de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário de Alto Cruz, na antiga Vila Rica, em 1747. As festividades do Congado, nome genérico dado aos diversos grupos vinculados ao culto dos santos de devoção dos negros, aparecem então sob forma de reprodução da simbólica história tribal, com a coroação dos Reis de congo, as trocas de embaixadas e a representação das lutas entre as monarquias negras, e destas contra os senhores de escravos. De Vila Rica
Desde o Século XV os negros já se congregavam nas Irmandades de Nossa Senhora do Rosário em Portugal.
Inicialmente, a devoção à santa era realizada somente pelos brancos e se tornou popular com a famosa batalha de Levanto em 1571, em que a vitória dos cristãos sobre os mouros foi de certa forma, atribuída à proteção da Virgem.
O Congado é Uma vida inteira de historia e devoção a Nossa Senhora do Rosário. Segundo a lenda homens brancos teriam ficado impressionados e feito homenagens para vê-la sair das águas, mas não obtiveram nenhum êxito. Foi quando então, pediram ajuda aos negros, que ao tocarem e dançarem comoveu à santa, que veio para a praia. E assim todos se irmanaram congregando em sua devoção.


 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 27/09/2017
Reeditado em 27/09/2017
Código do texto: T6126477
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.