UMA SALVAÇÃO PARA A ALMA

O que nos faz querer acordar e enfrentar um trem lotado e desconfortável rumo à um trabalho rotineiro e enfadonho de segunda à segunda? Como dominar os instintos quando sofremos penosas injúrias por não permitirmos que ninhos sejam feitos sobre nossas cabeças? Por que os urubus nunca são agradecidos pela cessão de nosso espaço aéreo e por alguns pousos de emergência?

Que esperança é essa a de encontrar no guardinha de trânsito a boa consciência de realizar a devida orientação ao motorista, ao invés de continuar barganhando com nossas infrações? Como não se enervar sendo alvo de abordagem policial truculenta, enquanto nossas fronteiras são abastecidas de maconha e fuzis?

Como ter fé quando somos testemunhas de um assalto à mão armada praticado por menores que, embora sejam péssimos alunos do Fundamental, têm decorados em suas mentes o Estatuto da Criança e do Adolescente? O que fazer quando a ira de toda essa delinquência juvenil é redirecionada, em fração de segundos, ao Estado que um dia prometeu cuidar de suas necessidades?

O que significa estar com a faca e o queijo nas mãos quando a nossa barriga aprendeu a roncar mas desconhece a história das três refeições diárias? Como não se constranger com nossa vaidade na busca da melhor aparência quando, no Inca, a busca é para suportar a dor e manter-se vivo? Como amar aquele que tem um laço sanguíneo tão sagrado com você mas faz grandes esforços para se apresentar da maneira mais insuportável que consegue?

Como ser espiritualmente equilibrado quando temos apenas a vontade de manifestar nossa humanidade assim como Tomé? Por que tanta pressa na vida se há um tempo destinado para cada coisa debaixo das nuvens? Por que tantas nuvens se preferimos acreditar na falácia dos dias de sol radiante?

Para nós, se a salvação da carne ainda permanecer sendo tarefa perdida na obscuridade desses tempos, ainda restará uma esperança remanescente para a salvação de nossas almas. Se, na viagem, a luz clarear os passos do andarilho, não haverá necessidade de voltar ao ponto de partida.

E que assim seja!