Cobrar ou não cobrar?

Não sei se vocês estão acompanhando o Parapan Rio 2007, na medida do possível estou acompanhando e sentindo uma enorme felicidade e orgulho dessas pessoas que mesmo com inúmeros motivos para entregarem-se ao bel prazer da sua sorte nos dão exemplos de força de vontade e vitória pessoal praticando esportes e participando de competições como o Parapan.

Mas apesar desse assunto ser interessantíssimo, ele não será o foco principal desse texto, muito provavelmente será o tema do próximo. Entretanto um assunto me chamou a atenção esses dias. Não sei se por excesso de auto-afirmação ou preconceito enrustido de uma parcela da população.

O fato que me chamou a atenção foi um e-mail enviado por uma leitora a um jornal carioca em que ela criticava a resolução do comitê organizador dos Jogos Parapanamericanos de não cobrar um valor financeiro para que os torcedores entrassem nos ambientes onde os jogos serão disputados, dizendo que isso é uma falta de respeito com os atletas e que essa renda poderia ser repassada a uma instituição que patrocinasse os atletas.

Quando acabei de ler o e-mail fiquei pensando no porquê das entradas serem gratuitas e, caso fosse cobrado algum valor financeiro pelo ingresso, de que forma esse valor seria útil aos atletas ou se iria fazer alguma diferença nas suas vidas e preparação para futuras disputas. Pensei um pouco e cheguei a uma conclusão: a de que esse montante não seria tão útil a esses homens e mulheres que tão brilhantemente lutam contra suas próprias dificuldades pessoais e nos mostram que mesmo com alguma deficiência é possível viver de forma digna e praticar esporte de forma competitiva quanto aquela leitora julgou que seria. Se a entrada para os jogos não fosse gratuita correr-se-ia o risco de termos as arenas esportivas esvaziadas ou com a presença de apenas parentes e amigos dos atletas, além de perder-se a chance de apresentar esses esportes e exemplos de vida a uma parte da sociedade que não teria chance de participar dessa festa da mesma forma que não pôde participar dos Jogos Panamericanos.

Crianças de escolas públicas estão indo assistir aos jogos, outros portadores de necessidades especiais estão tendo a chance de ver que pessoas com as mesmas dificuldades que eles estão vivendo e crianças também portadoras de necessidades especiais estão vendo que mesmo na situação que estão podem e devem permitirem-se sonhar com a possibilidade de um futuro melhor, quem sabe através do esporte. Talvez alguns poucos desses que citei acima pagassem um valor para assistir aos jogos, mas com certeza muitos dos que estão indo não teriam a mesma oportunidade de participar dessa festa esportiva e humanitária.

Por isso, respondendo a pergunta título, a melhor opção para esses jogos é a de não cobrar um valor financeiro para assistir aos Jogos Parapanamericanos e, felizmente, foi essa a resolução do comitê organizador.