Efemeridade

Esse tema, a efemeridade, pode ser destrinchado sob diversas vertentes, uma delas é a da certeza de que tudo, tudo mesmo é efêmero.

A própria vida é efêmera e disso temos mais certeza conforme o tempo avança e os amigos e conhecidos começam a partir, mudar de estado, de material para espiritual, deixando para os que creem na vida eterna um consolo e para os descrentes, uma sensação de vazio, de abandono.

Agora que já estou beirando os sessenta anos, as noticias de doença e morte iminente começam a chegar de todos os lados. Nessa hora é importante não se deixar levar pela idéia de que também estamos por um fio, pois na verdade, estamos o tempo todo, desde que levamos o primeiro tapa nas nádegas e entramos no mundo gritando, a nossa vida já está por um fio.

Tudo é efêmero no mundo dos seres vivos, tudo nasce, cresce e um dia volta ao pó num ciclo interminável, e a matéria inanimada, como dizia Lavoisier em sua célebre afirmação: "Na natureza nada se cria, tudo se transforma". Lavoisier confirmou essa verdade por experimentos controlados em laboratório e essa verdade, transportada para nós, seres vivos, talvez seja uma máxima da criação, de que também nós, não somos táo efêmeros e nos transformamos também, de material para imaterial ou espiritual.

Quando falamos da formação do universo e das idades dos planetas, de sua formação, falamos de bilhões de anos, e nessa realidade comprovada, a nossa efêmera vida na terra, talvez cem anos, é de uma insignificância bem real, o que nos faz crer que a vida vai muito além e nada tem de efêmera.

Não devemos nos preocupar demais. Devemos dar importância para o amor e o perdão, amar e perdoar sempre e o tempo todo. Essa doença que quer abreviar ainda mais a nossa efemeridade certa, o câncer, desenvolve-se a partir de nosso desequilíbrio mental, ódio e desamor. Então, ame e perdoe, abra a sua boca e diga em alto e bom som, eu te amo, grite "eu te amo" "eu te perdoo" "Me perdoe, eu errei com você", diga ao seu cônjuge aos seus filhos, aos seus irmãos, aos seus pais, amigos e parentes, livre-se desse câncer que quer abreviar sua efemeridade e tenha uma certeza, nossa existência é eterna e todos nós que ainda respiramos, faremos essa constatação.