Nova Esquerda

Mesmo os maiores saudosistas e críticos da modernidade, sou um dos mais mixurucas, precisam entender que o tempo nao retroage, mas avança, flui incessantemente e, assim, nada e nem ninguém consegue parar a roda da história, é impossível fazer o tempo voltar ou estacionar, é imossível fazer voltar os ponteiros desse relógio, a poerinha da ampulheta continua caindo da parte de cima para a de baixo. É de forma irrreversível. Por isso o jeito é nosadaptar ao novo tempo. até porque não há outra alternativa.

O tempo, acredito, também afeta e mexe com as deologias. Refiro-me em especial aos seus dogmas. Os ideológicos precisam se reciclar, se adaptar ao mundo atual, onde, para citar apenas sos socialistas, os "proletários" não são os mesmos do tempo do tear, quando havia razão para o brasdo retumbante "Proletários do mundo, uni-vos!". Não vinga mais, virou reclame do tempo do ronca. Vou confessar algo que sempre penso: - Se Marx voltasse hoe, creiam, refaria boa parte do marxismo à luz da revolução tecnologica e científica, inclusive no que concerne aos tipos de classes, talvez aluta de classes fosse revista porque as relações de trabalho devido a mecanização mudaram substancialmente, embora a luta se centrasse ainda no combateao capital e ao imperialismo. Mas a teoria socialista mudaria paca.

Entendo que ninguém deve abandonar sua ideologia, mas é precisoadaptá-la aos novos tempos. Como o Che voltaria às selvas da Bolívia, se Evo já tomou ooder, e se os problemas da Bolívia sao outros? Mais: aquele sindicalismo dos anos 80no Brasil foi afetado, mudou muita coisa. Eo que mudou mais foi a postura dos líderes de esquerda que viraram executivos, burgueses e fascinados por mordomias. Mas a mudança maior é que as pessoas, mesmo em pate alienadas pela midia, possuem mais informação e suas demandas e revindicações são outras, buscam participar dos benefícios da civilização, buscam oportunidades, ganhar seu sustentopor conta própria a que emprego é loteria. A esquerda nao está entendo o povo. Pensa ainda como nos tempos das greves de São Bernardo Campos, pensam que vivemos um clima como no tempo da ditadura. Acham, por outro lado, que são credoras ainda do ovo por causa dos avanos sociais dos governos petistas, esquecem das multidões de jvens que desconhecem isso, que sem uma nova mensagem e um novo programa vai ficar gritand slogans antigos e gastos.

À esquerda está falatado ousadia para mudar, compreensao do momento, ccriatividade e entender que autocrítica é como canja de galinha nao faz mal a ninguém. É primavera!, quem me dera que nascesse nessa nova estação uma nova esquerda. Inté

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/09/2017
Código do texto: T6121456
Classificação de conteúdo: seguro