Um Ensaio Sobre o Fim do Mundo

O jogo INWO, segundo o meu amigo Rafa, e o próprio google, fora lançado em 1994, conhecido como jogo Illuminati. Nas cartas estão as ilustrações dos ataques ás torres gêmeas e também ao Pentágono, além da anunciação de diversas pragas apocalípticas ,biológicas, governamentais, que revelam as diversas formas de manipulação. São 13 as famílias mais ricas, denominadas Iluminatti ,que governam o dinheiro do mundo. Uma 3° Guerra Mundial será inevitável. Pouco ele fala agora de violência e corrupção no Brasil. Acabara a novidade do assunto. “Tudo caminha para o fim! Jesus está voltando!! são sempre as advertências do Rapha no grupo do whats’up da empresa. E Daqui a três anos, no máximo!

Quando Raphael e Rafaela visitam-me, o casal de rafaéis, nosso assunto se estica feito um chiclete gigante. Imaginamos como era e é Jesus, sem aqueles olhos azulinhos e cabelo de cachinhos. Falamos muito de essência e nos emocionamos.

Segundo os dados estatísticos do IBGE, demonstrados pela matéria da revista Exame, na internet, em 2042 a população vai parar de crescer e a expectativa de vida para os idosos será de 80 anos completos. Sociologicamente o mundo também estará acabando, a não ser que a Coreia do Norte, louca por uma 3° guerra, venha apressar tais fatos, e, se a guerra atingir o nosso Brasil, coisa, que pouco me custa a acreditar, mas, por aquelas bandas é quase que inevitável. Modinha é exibir a alta tecnologia de seus mísseis, e a vaidade de Trump não tem ajudado muito. Concurso “Quem tem a bomba mais eficaz”, concorrendo ao título, a Coreia, a Rússia e os Estados Unidos. Exibicionismo satânico.

Fugindo um pouco da seriedade do assunto, no ano de 2013, na faculdade, nosso renomado professor Dr Matheus Nogueira Schwartzmann sugeriu-nos fazer a resenha de um filme. O tema escolhido pelo mesmo era “Melancolia”, do polêmico cineasta e roteirista dinamarquês Lars Von Trier. Loquei o filme e apertei o play animadinha, e após o término do mesmo estava decepcionada. Não entendi quase nada. Mas não desisti. Depois de ler algumas críticas literárias e conhecer algumas obras de arte, juntei todas as pistas dadas e pude entender por partes o que o mesmo quisera denotar.

O buraco era bem mais embaixo, incluindo filosofia e psicanálise. A resenha foi feita, e obtive a pontuação necessária. Mas hoje, se assisti-lo novamente, sei que compreenderia muito mais coisas.

Justine, personagem interpretada por Kirsten Dunst, iniciara o longo em uma cena palaciana, á principio ”alegrinha” com o casamento. Com o passar das horas a mesma mergulha num desgosto psicodélico gritante. Abandona o marido e os convidados para tomar banho, se envolve sexualmente com um convidado no jardim. Final de festa e de matrimônio. Justine após o frustrado enlace vai morar com a irmã; a depressão é tamanha que a mesma nem consegue realizar sua higiene pessoal.

A irmã Claire, personagem interpretada por Charlotte Gainsbourg, se desdobra em cuidados com o filho e a irmã, até que a notícia estarrecedora que um planeta, batizado propositadamente como “Melancolia”, viria a chocar-se com a terra, erradicando a vida no mundo. Observá-lo tornou-se uma obsessão.

Para o espanto de Claire, o fim do mundo passara a ser o motivo da reabilitação de Justine. A moça agora era vista em passeios pela floresta, alegre, brincando com o sobrinho, e estranhamente, até banhando-se completamente nua á luz do Melancolia, visível, á cada dia milimetricamente mais perto. O fim para Justine era a única coisa concreta, depois de anos sem esperança. Ela recebia-o, pois cansara de imaterialidade.

Na cena final, Justine convence Claire e o sobrinho a construir uma cabana, de galhos, sem proteção nenhuma, e quando Melancolia atinge a terra, os mesmos estão de mãos dadas. A felicidade para Justine era a certeza que todo o sofrimento e inadequação acabariam.

Nietsche dissera que pela arte não morremos com a verdade. E, quem tem alma de artista simplesmente consegue driblar os ataques do permanente excesso do mundo. Lembro-me de uma série que a Rede Globo apresentou, intitulada “Vamos Aproveitar o Fim do Mundo”. A personagem Kátia, interpretada por Alinne Moraes quis fazer tudo o que não fizera antes, e cometer muitas loucuras, afinal, segundo o calendário Maia, o mundo iria acabar. No final de tudo, não acabou, para a tristeza da jovem. O namorado, Ernani, interpretado por Danton Mello, saudoso da alegria da moça, e das aventuras agitadas que vivenciaram, inventa que o mundo vai acabar novamente, com, supostamente uma nova teoria.. A motivação e a alegria da bela conseguintemente retornaram.

Quando Salomão advertira-nos que o coração do sábio está na casa do luto. Melhor do que ninguém ele filosofara, porque, desde o pecado original sabemos que Branca de Neve e a Cinderela tiveram muitos “por quês” no final das estórias .Os maiores sucessos de bilheteria nos cinemas remodelaram o estereotipo de “felizes para sempre”. As antiprincesas reinam, como Clarice Lispector e Frida Kahlo. Encantei-me com a Malévola e o Dead Pool. Amar o próximo como a si mesmo é um dos mandamentos mais difíceis que considero.

Em Matheus 24, Jesus falara sobre os rumores de guerra, e dizia para não nos assustarmos, porque era mister que tudo isso aconteça, mas ainda, não será o fim. Nação contra nação, pestes e terremotos. Terremotos. Hoje, Rafa baixara um aplicativo para conferir quantos terremotos alguns países enfrentavam. Somavam 220 pela manhã. Em Mateus, capítulo 24 e verso 36, Jesus disse que somente o Pai sabe o dia e a hora da volta de seu Filho. No verso 35, que muitas coisas passariam, mas não estas admoestações. Então, há tempo. Jesus é misericordioso, e, portanto, se são só rumores o fim não é agora. Creio que o Mestre olha para as crianças e alegra-se vê-las crescendo. Isso explica porque as mesmas começam a dar risadas do nada. Veem o que constantemente, adultos e cheios de lascívias, não podemos enxergar.

Não tenho a pressa de Kátia, nem dinheiro para fazer tudo o que gostaria porque o mundo vai acabar. O calendário Maia errou em 2012, e duvido que eles, ou qualquer outra tribo acertou que o mundo irá acabar no próximo dia 24 de setembro. Meu filho acabou de completar seis meses e um ensaio rockabilly aguarda-nos, próximo ao aniversário dele. Planejo cada detalhe minuciosamente. Com certas coisas, não adio uma alegria. Não tenho a supremacia de Justine para enfrentar o fim do mundo, e quando acontecer, comigo ou com meus netos, não haverá mais nenhuma esperança aqui.

Todas as manhãs, os passarinhos são meu segundo despertador. Independente do meu estado de espírito e até o deles, são inúmeros os chilreados. Jesus para mim é um passarinho, sempre cantando, não importa o que aconteça. Suas vestes de louvor são lindas. Ele não sabe quando voltará, e enquanto isso, cantamos juntos.

Poeta de Borralho
Enviado por Poeta de Borralho em 20/09/2017
Reeditado em 20/10/2017
Código do texto: T6119888
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.