Coronel Rivera

Muitos anos depois, ninguém sbia quantos porque as folhinhas tinham sido extintas pelo ditador, o coronel Rivera voltou da guerra dos 30anos. Partira como sargento revoltoso, mas os comandantes das forças revoltosas devido a sua valentia nas campanhas contra as forças do ditador, fê-lo coronel. Lutara nos confins do país, detrs das montanhas e até na beira do mar. Conhecera coisa que jamais vira como o gelo,o imã, o para-raios e a espingarda de repetição, a metralhadora, todo´tipo de pistola, cponhcera também a blenorragia e maldade.

Quando chegou nas cercanias de Santa Marta, notou logo a poeira, as raras árvores, os urubus voando atrás de carniça e, claro, as borboketas grandonas. Quando entrou na cidade o sino começou a tocar na Igreja toda cheia de buracos de bala, e soltaram uúnico foguetão que restara. Foi festejado pelos raros moradores que restavam na cidade. Em casa perguntoupela noiva, Belisa, a resposta o deixou triste: Belisa de tanta saudade foi ficando magriha, magrinha, esquelética, até que um dia foi apenhas os lençóisno varal e um vento muito forte levou-a unto com os lençóis talvez para o céu. Penso que um dia quando partisse a reencontraria, o problema era que talvez, diferente dela, não fosse ´para o céu.

Almoçou a última galinha existente com fijão velho e arroz duro, mas aquilopara ee foiuma iguaria, esvaziou o resto de uma garrafa de aguardente, e foi dormir numa rede toda puída. Quando acordou resolveuir a casa do intendente que fugira numa mula com a roupa do corpo,sabia que esse sujeito que era avarento guardara todo o dinheiro que roubava do povo. Comçou a fazer opente fino na casa delee achou realmente o dinheiro dentro de colchões, travesseiros, sofãs e até em baís no sotão. Bem contoua dinheirama porque notouque era dinheiro que não valia mais nada porque no decorrer dos anos a moeda fora extinta várias vezes. Siplesmente não havia fortuna. Então o coronel Rivera mandou que tocassem fogoem tudo, inclusive no dinheiro. Deixou toda afamília do intendente ir embora, mas ficou com uma das filhas dele, uma moreninha bonita e comos olhos de cigana, fogosa e cheiinha. O coronel tinha certeza que ela quando fosse ao varal tirar os lençõis não seria levada por nenhum vento. Ia tentar recomeçar tudo e inclusive tntar viver de verdade, com a moreninha. Inté.

PS: Quando saiu o livro de Garcia Marquez fiquei tão fascinado que só de brincadeira escrevi esta maltraçada. Uma mierda de texto, mas sempre passooa vista nelee sinto saudade do passado. Juro.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/09/2017
Código do texto: T6118902
Classificação de conteúdo: seguro