Morte

Numa terra longínqua, bem distante de nossos olhos comuns. Quase tão além quanto o além do mundo. Aconteceu de desaparecer uma estrela. Todos comentavam.

--- Era bem aquela que ficava por de cima da venda do Sr. Bonsucesso. À esquerda dos trilhos da estação, à estibordo da loja de penhores.

E todos viviam ansiosos, comentando por todos os lados o dito sumiço. Velhas diziam se tratar de fim do mundo. Casais apaixonados acreditavam ser a morte do amor verdadeiro. Pescadores asseguravam ser o vaticínio da escassez de peixes. Joana Costalarga foi a primeira que notou o desaparecimento da estrela:

--- Olha, Claudio! O céu engoliu a estrela Azurtina. Foi eu piscar os olhos e ela tinha desaparecido.

Nem todos observam o céu, nem todos gostam de sol, nuvem, estrela, lua, essas coisas que ficam sobre nossas cabeças. Eram os mais despreocupados sobre o desaparecimento:

--- Isso é resultado do ócio excessivo. Acreditam em tudo. Onde já se viu, acreditar que sumiu uma estrela. Todos sabem que elas são costuradas com linha permanente e nó bem dado nesse pano azul que chamam de céu.

Mathias que vivia bêbado caçoava pelos cantos:

---Deus esqueceu de pagar a conta de luz. Ou não pagou o banco e penhoraram essa estrela.

Todos nós sabemos da gravidade de perder uma estrela. Não se trata de coisa pouca. Significa que Deus está arrumando as malas e vai se mudar para outro planeta.

Rosa que acabara de perder seu filhinho tinha certeza que o sofrimento era o causador. Como se a tristeza em demasia drenasse a claridade. Muitos ficaram com medo dela apagar o Sol.

Como não existe nada que o tempo não consuma. Nada que não desvaneça com seu tic-tac tirano. O sumiço da estrela acabou sendo esquecido.

Joana, que foi a primeira a notar a evaporação do astro chegou a dizer o seguinte: “Depois que eu notei aquilo tudo foi que me apercebi de ter esquecido da finada minha mãe. Acho que as estrelas são nossos mortos enquanto lembrados."

Rodrigo Sanchez
Enviado por Rodrigo Sanchez em 18/09/2017
Código do texto: T6118143
Classificação de conteúdo: seguro