Os dias eram assim...

Hoje a Rede Globo exibe o último capítulo da série "Os Dias eram Assim". Sou crítico da Globo, acho mesmo que eela é uma espécie de ópio do povo, foi sócia da ditadura, foi naquela época que consolidou mediante favores do regime autoritário,foi porta-voz, enfim, da ditadura. Na campanha das Direjas Já só começou a noticiar quando já havia mulhões de pessoas nas ruas. Foi sempre um braço da direita, inclusive no recente golpe. Nada ilustra melhor a Globo do que a foto de Rioberto Marinho de braço dado como general Figueiredo.

Mas não posso negar o quede positivo ela fez e faz, caso de programas importantes, novelas arretadas, reportagens e séries extraordinárias, caso de Anos Dourados, Anos Rebeldes, Aquerela do Brasil... E agora essa extraodinária série "Os dias eram assim", em que reconstituiu o que foi a ditadura, que peresguia, prendia, torturava e assassinava presos políticos, mostrando inclusive que empresáros e empresas participaram dessdes crimes, alguns até tomando parte nas torturas, cedendo meios e terrenos para desovarem o corpo dos que depois de tortiurados eram assassinados. Adorei a reconstituição da aépoca, uma época em que vivi, quando a censura e a perseguição davam as cartas e jogavam de mão, quando a corrupção tamabém campeava mas não havia imprensa para denunciar, a imprensa era censurada e outraparte, caso da Globo, era instrumento do regime.

Não há como não elogiar a série, inclusive as músicas escolhidas como temas. O enredo muito bem amarrado e que envolve as pessoas, com talento e muita competência os autres deram uma aula de história do Brasil. Todos os atores estiveram muito bem nos seus papéis. Mas alguns extrapolaram, caso, pasmem, do delegado torturador vivido por Marcos Ricca, o fascista e lunático Vítor, a chilena Rimena, a Kiki vivida por Natálaia do Vale, a mãe louca viviada por Susana Vieira, o personagem Alice está ótimo, mas para mim a melhor peronagem foi a Nanda, a garota que contrai Aids, arrebentou no papel. Acho que foi um dos melores seriados da Globo. De certa forma ela fez uma autocrítica de sua pariiticpação no tempo da ditadura. Plim, plim e inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/09/2017
Código do texto: T6117820
Classificação de conteúdo: seguro