Filosofia Zero

Nunca li os grandes filósofos, mesmo tendo adquirido aquela coleção da Abril, "Os Pensadores", que ficou durante anos e anos numa velha estante só de enfeite e, aí (tem sempre um aí nas minhas maltraçadas), as traças e o mofo destruiram uma parte da coleção, a outra doei. E fiquei sem saber nadinha de filosofia,um mobral, um zero na matéria.

Mas, hermans e hermanos, precisei à semana passada dar uma maozinha ao meu neto que estava estudando parafazer uma prova de sociologia/filosofia. Pediu apenas para que repasse com ele o capítulo sobre os filósofos .Era algo sobre a influência deles em relação ao poder. Começamsos a ler e fui notando que a coisa se prendia ao debate entre os chamados utopistas e contratualistas, além dos modernos. Do primeiro time tinha Platão, Bacon, Thoas MOre, todos esses formularam ma especie de Shagri-la onde todo mundo era feliz e não havia problemas. Esse More fo decapitado a mando de um reiporque discordou da ruptura do monarca com o Vaticano para casar de novo. Tinha tambem outro chamado Campanella, este chamou minha atenção porque passou a maior parte da vida preso e, condenado à morte, salvou-se porque se fingiude louco. Detalhe: na sua obra ele achaque a salvação do mundosó era possível usando-se a magia e a astrologia. Então chegamos ao mais importante, segundo liemrevistas e jornais, Maquiável, esteera ocão chupando manga, duro, frio, objetivo, dizia que os fins justificavam os meios. O seu livro, "O Príncipe" diz que na defesa do estado é preciso não ter nenhuma piedade. Achei o cara fascista. Teve também outro que advogava que o homem era mal, não era bom, era o Hobbes que só conhecia dele a frase: "O homem é o lobo do homem". Já estava fechando os olhos quando chegamos a Jean Jacques Rousseau. Fiquei atento porque nas minhas lieturas me deparo muito com o nome dele que teria inspirado a Revoluão Francesa (ou estarei me confundindo?), no texto havia uma opinião ou reflexão dele que achei simplesmente arretada:

"O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer 'isso é meu!' e e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, quantas guerras, assassínios, miseria e horrorres não pouparia ao gênero humano aquele que arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: 'defendei-vos de ouvir esse impostor, estaremos perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra nãopertence a ninguém'".

Achei arretado e me lembrei na hora da musica "Imagine", de Lennon, lembrei tamabpem do Che Guevara. Mas, na verdade, acho que Rousseau nao era socialista, mas anarquista, graças a Deus. Sou mesmo um véio caduco qe de filosofia não sabe nadinha. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/09/2017
Código do texto: T6117082
Classificação de conteúdo: seguro