Racismo a brasileira

Ontem em uma festa escolar da minha filha de três anos, observava na sala de leitura(que estava as moscas) uma mãe que entrou para ler um livro com sua filha.

Ela pediu que a criança escolhesse o livro. A criança pegou um livro de SYLVIANE A. DIOUF. (As tranças de Bintou).

A mãe examinou a capa e virou a primeira página, olhou-o mais ainda e de pronto fechou o livro e pediu a filha que pegasse outro dos personagens Charlie e Lola (branquinhos). o primeiro tratava-se de uma história de uma negra que queria ter tranças...

Quando perguntamos a alguém se existe racismo no Brasil, geralmente a resposta é sim, e se perguntamos para essa pessoa se ela é racista, a resposta provavelmente será Não.

E é fato que implicitamente ele está entre os jornais, novelas, filmes e dia a dia, assista à Rede Globo...

Atônito, não pude perguntar a mãe da menina mas, peguei a minha filha no colo e juntos no livro rejeitado, pela primeira descobrimos, aprendemos e rompemos esse preconceito, lendo AS TRANÇAS DE BINTOU, que por sinal é lindo.

A mãe que estava ao lado ouvindo toda a minha conversa com minha filha sentiu-se "sei lá" como que saiu da sala.

Encerrei a leitura com lágrimas nos olhos e amor no coração pois, minha filha ao final de tudo me disse, papai:

-Jesus criou a gente colorido para que o mundo não ficasse triste...

Agora sozinho em minha escrivaninha, reflito o quanto aprendi com aquela pequenina... Sou grato Senhor.

Quanto ao ocorrido, bom, para mim existem quatro etnias: Negro, Branco, Amarelo, Vermelho. Estudando a História do Brasil a fundo penso...

Qual de nós brasileiros naturais, mestiços, descendentes de outros povos pode se declarar branco ou de outra etnia qualquer?

Somos mistura minha gente "MISTURA" QUE HOJE tem nome de miscigenação.

E ainda que o faça (por mais ignorante que seja), tem o direito de se julgar mais limpo que outros porque tem a pele clara? cabelo liso?

Lembrei da música RACIONAIS MC'S (NEGO DRAMA) entre tantas outras que nossa cultura popular produziu! MARTINHO DA VILA, CARTOLA ENTRE OUTROS...

Meu irmão, aqui é o brasil...

Ah meu povo?!(Não todos.)

Vamos estudar, mudar, e valorizar revolucionar essa pequenez civil e transformar nossa terra em

Brasil, reconhecendo nossas origens.

"Sarará Crioulo... Qualé o Pente que te penteia"?

Vá consultar a árvore genealógica de sua família e encontrarás um Crioulo que sofreu acoites e acoites, para que hoje pudesses assistir televisão e deixar se manipular, incutir em sua mente padrões de beleza, riqueza, e sucesso,segar e pior, furtar as vistas dos próprios filhos que crescem sonhando em comportar-se como "malhação e outras porcarias..."

"O MEU SANGUE É NEGRO, BRANCO, AMARELO E VERMELHO, VERMELHO..." CAZUZA!

Lauro Camilo
Enviado por Lauro Camilo em 17/09/2017
Reeditado em 18/09/2017
Código do texto: T6116420
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.