Anos Dourados

Foram anos inesquecíveis que ganharam um apelido porreta: Anos Dourados. Penso que o auge deles aconteceu entre o começo dos anos 50 e o começo dos 60. Penso que eles findaram com o o Golpe de 64.

Em termos culturais eles batem de capote a atualidade em qualquer setor cultural: cinema, literatura, pintura, artes em geral e, também, reiam, na política. Digo isso porue não se pode comparar Getúlio, JK, Jânio, Lacrda, Prestes, Brizila, Arraes, Julião..., com os políticos de hoje, talvez a única grande liderança dos dias atuais ainda sea o Lula. Refiro-me ao carisma, àquela vocação para liderar o povo.

E o futebol? É até covardia sem coamparar, até porque o futebol era arte, sem reranca, o mercenarismo era muito menor. Erao tempo de Zizinho, Didi, Ademir, Jair, Nilton Santos, Garrincha, Pelé, Julinho, Castilho, Barbosa, Dida, Pinga, Bauer...

Era a época do reinado do rádio. A sua era de ouro. Ouvia-se muito o Repórter Esso, as novelas, os programas "de alguém para você", humorísiticos, programas de auditório, as novels. O rádio dava as cartas e jogava de mão.

E as leituras? Lia-se muito jornais e revistas. E gibis. Asrevistas eram: "O Cruzeiro", "Manchete" "Cigarra", "Revista do Rádio", "Manchetes Esportiva" e uma revistinha pequeninha e muito reaionária, a "Seleções".Os gibis eram: "Guri", "Gibi mensal", "Globo Juvenil", "Super X", "Família Marvel", "Capitão Z", havia também os fas´cículos das novelas do radio, os do "Direito de Nascer" eram dsputados até no tapa. Os livros mais lidos eram os de M. Delly, da coleção azul, das moças. Lia-se tamabém os romances de Jorge Amado e Graciliano Ramos. As moças liam ainda "O Pequeno Príncipe" de Exupéry. E os rapazes, escndido, "A Carne", de JúlioRibeiro (Lenita foi a pofssora sexual de toda uma geração, inspiradora), sem esquecer Cassadra Rios, carinha criava calos nas mãos. Os volumes da coleção "O Tesouro da Juventude" ficavam apenas na estante como enfeite.

Foram anos acima de tudo musicais. Anos que rolou muita música boa. Quem mais reinou foi o bolero, a voz mais característica desse ritmo foi Bienvenido Granda (Angústa, Perfume de Gardênia. Señora e Escucha hermno mio foram os seus maiores sucessos). Nesse mesmo ritmo havia ainda Pedro Vargas e Gregório Barrios, além dos nossos Anísio Silva e Alcides Gerardi, e o famoso Trio Irakitan. Foi muito forte também o samba-canção: Nelson Gonçalves, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Dalva de oliveira,Eliste Cardoso, Dolores Duran, Ângelaq Maria e outros marcaram éoca no famoso "dor de cotovelo". Na múica internacional ouvia-se Nat King Cole (o disco em espanhol dele fz um tremendo sucesso), Bing Crosby, Frank Sinatra, Connie Francis, Caterine Valente e uma cantora espanhola, Sarita Montiel (seu grande sucesso foi "La Violetera"). Penso que a musica mais ouvida naquela época foi mesmo "Avolta do boêmio", de Adelino Moreira, na voz de Nelson. Mas "Babalu", com ângela Maria bombou demais. E Ave-Maria no morro com Dalva de Oliveira? E "Conceiação" com Caby? Eos sucessos de luiz Gonzaga?

E o cinema? Assistia-se, cara-pálida, de tudo: dramas, com´dias, westeners, cnema novo, novelle vague, chanchadas da Atalântida, épicos e o escambau.Artistas que se destacaram: Marilyn Monroe, Lana Turner, Elizabeth Taylor, Débora Keer, Ingrid de Bergman, Kim Novac, Grace Kelly, Ava Gardner, Brigitte Bardot, Gina Lolombrigida, Sophia oren, Silvana Mangano... E no time dos valetes:James Dean, Rock Hudson, Marlon Btrandi, Kirk Douglas, Antony Quinn, Humphrey Bogart, Marcelo Mastroiani, Tony Curtis e muitos outros. Brasileiros?Cyll Farney, Anselmo Duarte, José Lewgoy, Oscarito, Grande Otelo, Eliana, Norma Benguel, Ankito, eloísa Helena, Derci Gonçalves, Renata Fronzi... Ia me esquecedo de um ator mexicano, comediante, que foi talvez o maior cômico da época: Cantinflas (Mário Moreno).

Era o tempo em que os concursos de Miss Brasilemolgavam todo o país. Lembro-me que marta Rochatornou-se um mitotalvez ainda maior do que Kennedy e Fidel Castro. Perdeu o título de Miss Universo or cusa de duas polegadas (até hoe nçao sei se a menos ou a mais, se nas cxas ou no bumbum). Ela foi cantada em verso e prosa e suas fotografias emolduraram borracharias, barbearias, bares e as carteira dos adolescentes, vestida não com o traje típico, mas om o c´lebre maô catalina.

Bebidas? Cerveja, Rum Merino, Bacardi, Vodka, Gin, Vonhaque Castelo e as cachaças Piti e Serra Grande (sem falar nas mineiras que só rico tomava). Refrigerantes: Coca-Cola, Guaraná Caçula, Grapete, Cliper, Crush e Fratelli Vita, mas se bia ainda muito licor. Um amigo meu que tinha amizade com filos do dono de uma farmácia tomavacom eles porres de Boônico Fontoura e Vinho econstituine Silva Araújo (imaginem a cacaganeira).

Marcas daépoca: Super Flit, Doce Peixe, Elixir anativo, GE, Rádio Philips, Telefunkn, Mullard e ABC, brilhantinas Royal Briar, Williams, Promesa, Glostora, ternos de diagonal da Torre, camisa banlon, óculos Ray Ban, saias pilssadas, vesidos de organdi, de tui e de seda, sapatos altos (muitas musas colocam bandaide no clacanhar) Urudonal, Pílulas de Vida do r, Ross entram pela boca e saem por onde podem) , Cafiaspirina, Melhoral (é gostoso e nçao faz mal), astas Kolynos, Lever (a taminha servia de bola no jogo de botão) e Colipe, lâminas gilette Teck e Futebol. Etantas marcas como o Gumex que deixava o cabelo duro que só a gota serena, e um remédio de gosto ruim que tinha no rótulo umhomem com um peixe nas costas, a Emulsão de Scott.

Poderia ficar rememorando muitacoisa, principalmente na área do amor, serenatas, cartas de amor, flertes, sarros escondido que nos deixavam com o países baixos doendonoescurinho do cinema e muito amor, amr, amr, amor, mas vou ficando por aqui, esperando não ter enchido o saco de quem, infelizmente, nao viveu os anos dourados. Vou agora ouvir Bienvenido Granda e lembrar aquela época com os olhos marejando de saudade. ou um homem do tempo do ronca. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/09/2017
Código do texto: T6115685
Classificação de conteúdo: seguro