Camelôs da modernidade

De toda a publicidade oficial o que mais me irrita são as mentiras sobre a excelência da nossa educação e cultura, udo desmentido pelas pesquisas de órgãos internacionais. O ensino em nosso país está como a cantiga de perua: de pior a pior. O aluno que termina o primeiro grau, o antigo curso primário, só lê soletrando, não entende o que leu, conta nos dedos, não redige um mísero bilhete (e-mail ou zap) corratamente e de conhecimento gerais só sabe fofocas sobre atistas e desportistas. Há exceções, mas elas só confirmam a regra geral de que estão enfeitando o maracá do ensino e que ele é péssimo. Não nego os avanços no que tange às escolas técnicas e interioração da universidade, mas oje como no passado o ensino deixa muito a desejar.

Concordo que houve alguns avansços pontuais, mas a situaçãoé de penúria. Basta uma chuva forte para desmoralizar os camelôs da modernidade. Ou uma pesqwuisa sobre a saúde pública, a dificuldade do pobre dazer consultas, exames, o drama de arrumar uma vaga numa UTI, É claro que me refro {à saúde pública. Não preciso falar na cultura porque é o mesmo, perdemos de lavagem para a Argentina, peremos de capote. Os intelectais da ABL são uma piada, botaram lá até colunista de jornal e escritor de araque.

Há quem lembrea justiça, aqeles senhores dos rinunais superiores todos vestidos de preto parecendo urubus, com seus pareceres prolixos, férias de quase cem dias por ano, sempre brigando entre eles e contrariando a voz rouca das ruas, mas ganhando sal[arios de marajás, com empregos vitalícios e levados ao cargo por indicação dos poderosos do dia. Ali a vaidade e pretensão abunda. Não podem ver uma câmara, um holofote, um microfone.

Poderia falar em emprego, csto de vida, miséria, mas nãovou fazê-lo. Seria chover no molhado. Apenas para concluir devodizer, com tristeza, que em várias áreas, segurança, educação, emprego e meio ambiente estmo perdendo para a Bolívia. De 7 x1. É de lascar o cano. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/09/2017
Código do texto: T6114714
Classificação de conteúdo: seguro