Retrato sem retoque

O procurador Janot, no último ato de sua gestão à frente da PGR, fez mais uma denúncia grave contra Temer e su tropa de choque, incluindo dois ou três companheiros que já estão presos, caso de Geddel, Cunha e Henrique Alves. Acho que até as placas de coca-cola e os postes de luz sabem que a acusação é baseada em provas contundentes, gravações, malas de dinheiro, contas no exterior e no país e o escambau de provas cabais. Não se trataapenas de delações, ilações, convicção e literatura jurídica. É claro que os cidadãos mais conscientes vão elogiar a ação do procurador, mas sem esperanaça qe ele prospere, acho que apenas Eremildo, o idiota, acredita que a câmara aceite a denúncia, é mais fácil, o Ibis, o pior time do Brasil, vencer o Real Madri, o PSG e o Barcelona do que a denúncia ser aceita pela câmara. Quem vai comemorar a denúncia são os deputados, a base de Temer. Por quê? Ora, porque o governo vai liberar emends, nomear afilhados, ar cargos a parentada dos deputados, ceder aos seus interesses confessos e inconfessos. Já deve ter começado a operção abafa. Vou ser duro, inclusive com a esquerda, nenhum agrupamento político tem credibilidade no Brasil, nem tampouco poder nenhum. Somos um país completamente dominado pela politicalha, de cabo a rabo. Achoisso, e se acho digo. Só acredito numa saída: a rebelião. Juro, não sou hipócrita de ficar acreditando em saída política, não com os políticos qe temos. Fica para releitura um texto de Rui Barbosa, um retrato sem retoque do nosso patropi:

POLÍTICA E POLITICALHA

Rui Barbosa

"A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmo, desenvolve nos indivíduosa atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento.

"Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nósse deu a alcunha de politicagem. Esta palavra nao traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas anão tem o mesmo vigorde expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará com o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último sim, o sufixo prejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.

"Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes de negam, se excluem, serepulsam mutuamente.

"A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos,regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou um conunto ds funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente esenhra de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A olítica é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estrada".

Um retrato sem retoque do Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/09/2017
Código do texto: T6114294
Classificação de conteúdo: seguro