A TERRA É CHATA

A terra é redonda, já dizia Aristóteles e outros filósofos há mais de dois mil anos e alguns trocados. Não era possível provar simplesmente pelos olhos de águia mirando navegações nas barbas do horizonte. Magalhães provou pela circunavegação há 500 anos, mas só no fim do século XVII Newton apresentou a teoria do pé grudado ou gravitacional... Recentemente, com um foguete americano, furaram verticalmente a tampa horizontal do céu e disseram "a terra é redonda". Coisa que Aristóteles já havia dito por entre os bigodes. Até cheguei a concordar com Clarice Lispector quando ela me confessou que a terra é chata, de fato acho que a terra é chata. Mas descobri na verdade que a terra é rasa. Andei e andei e andei por aí até comprovar empiricamente que a terra é enormemente rasa. Nunca fui de acreditar no que dizem pela lapela da televisão acerca da geometria terrestre, nem tampouco em língua alguma. Meus pais sempre diziam que a terra não é redonda por acaso, porque segundo eles, tudo que se perde um dia dará a volta até você. Até hoje só perdi inúmeras coisas como por exemplo amizades, e elas ainda não voltaram pela janela da minha casa, até porque não vivo sempre na mesma casa e até porque provavelmente transbordei para outras partes mais "profundas" do prato. Pode ser que a terra seja uma bola, pode ser que seja extremamente chata como uma pizza, mas para mim, sempre alcanço os pés, não me afogo nem aprofundo, a terra é rasa.