CARLOS CORREA NETO E MILTON TAVARES CARDOSO RELEMBRAM OS BADALADOS BARES DO BAIRRO SIQUEIRA CAMPOS.

Quando reinava aquele ar romântico nos bares famosos do Bairro Siqueira Campos (também chamado de Aribé), dois amigos boêmios desfilavam tranquilamente pelas aquelas tabernas. Bares como: “Flor do Siqueira”, “Estudantes”, “Gérson”, Cantina do Bizu”, “Cancela”, “Meu Refugio”, "Brunu’s" e outros estão lembrados ainda nas mentes deles. O advogado Carlos Correa e o aposentado Milton Tavares vão relatar aqui alguns bons momento vividos por eles.

“A mocidade frequentava bastante o Bar dos Estudantes. Já existiam naquele tempo os colégios Getúlio Vargas, Senhor do Bonfim, Costa e Silva e outros no bairro. Alguns colégios funcionavam à noite e depois das aulas, os estudantes corriam para o Bar dos Estudantes” que pertencia a Agnaldo. Empolgado Carlos Correa emenda: “Surgiram no Bar dos Estudantes, o “Bloco Rebu” de Paulo Bedeu” e o “Black Samba”. Intelectuais gostavam de frequentar o recinto do Agnaldo"

O aposentado Milton Tavares, participou ativamente da vida romântica do Siqueira Campos, relata também a existência de um bar famoso na época:

“Na esquina da Rua Santa Catarina, na Praça Dom José Thomaz, existia “Flor do Siqueira”, um bar sofisticado. A recepção era excelente. Tinha um senhor chamado Milton que me atendia gentilmente. Tavares se derrete quando se lembra da famosa sopa, da cerveja e do caranguejo: A sopa do “Flor do Siqueira era saborosa demais. Da esquina a gente sentia o tempero da sopa. A cerveja era bastante gelada e tira-gostos excelentes. Gostava do caranguejo(meu tira gosto predileto naquele recinto). As mulheres eram charmosas e os homens respeitosos. “Flor do Siqueira” marcou a minha vida e boas lembranças ainda trago daquele estabelecimento”.

Carlos Correa lembra outros bares inesquecíveis da época; “A Cantina do Bizu ficava ali, onde hoje está instalado a Caixa Econômica do Siqueira Campos. Hilton Lopes era tudo: proprietário, baterista, cantor e até garçom na “Cantina do Bizu”. Shows badalados foram realizados na Cantina do Bizu. Na mesma rua existia “A Cancela”, um bar de propriedade de Macedo Brilho. Estabelecimento comercial afamado e bastante frequentado O advogado lembra também do ‘Bar da Caça do Gérson"-localizada na avenida Rio de Janeiro. Era especializado em tira-gostos. No Gerson, as pessoas se degustavam de pratos deliciosos como; tatu, paca, sariema, peba etc. O cardápio era reconhecido nacionalmente.No Bar do Gerson, Carlos Correa gostava de sariema.No recinto tinha uma cortesia da casa que era a famosa cachaça "Adeus Papai"- uma pinga que tinha uma cobra coral dentro da garrafa.Sobre a cachaça Correa nos dá o seu depoimento:"Eu experimentei e sair de orelha vermelha". Ambiente frequentado por pessoas que adoravam comer caça. O Bar do Gérson foi transformado em “Meu Refúgio” que continuou com o cardápio tradicional e em seguida virou o “Brunu’s. No novo bar foi introduzido uma discoteca que conquistou a juventude da época".

O advogado ainda mora rua Carlos Correa (uma homenagem prestada ao seu avô pelo então vereador José Carlos de Faro). “O meu avô entre outras coisas distribuiu lotes para pessoas pobres que não tinham casa para morar”. Sobre seu futuro no bairro Carlos Correa completa: “antes era um bairro muito populoso, mas hoje em dia, as famílias estão indo embora devido ao centro comercial que aqui se formou. Atualmente, o Siqueira Campos é rodeado de uma área comercial e industrial, não é um bairro para morar. Estou até pensando em vender a minha casa, mas vou levar muitas lembranças. Desde que nasci não sei o que é viver em outro lugar, mas não me arrependo nunca de ter passado minha vida neste lugar. Finaliza emocionado Carlos Correa Neto.

O aposentado Milton Tavares Cardoso já não mora no bairro Siqueira, mas em sua mente ainda reina aqueles momentos memoráveis.

No Siqueira Campos passei dias e noites inesquecíveis.relata Milton com um ar saudosista.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 22/08/2017
Reeditado em 25/08/2017
Código do texto: T6091657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.