Recuando no tempo...

Olhando meus livros, de repente vi um livro com o título de: Documentos sobre Berlim (1943-1963).

Abri algumas páginas e fiz uma retrospectiva.

Anos atrás, me encontrava numa classe de adolescentes e de repente uma jovem se encaminhou pra minha mesa, trêmula com um livro na mão, indecisa me entregou. Disse que era do seu tio, que era padre e para que eu o escondesse. Fiquei chocada e surpresa, quando ela repetia o nome de “Hitra” com sotaque alemão, pois parecia que queria me contar algumas coisas. Olhei pra garota comovida e me veio à mente a Segunda Guerra Mundial, que havia terminado em 1945. Fui pra casa pensando no pavor da menina e o que teria acontecido com a família dela, pois perdi a oportunidade de saber o porquê de tanto medo. Pensei no regime totalitário implantado na Alemanha, Hitler e seus asseclas se sentaram no poder, pois ninguém vaticinava as atrocidades que o mundo iria assistir. Lembrei-me que nos campos de concentração, logo na entrada uma orquestra alegrava e enganava aqueles infelizes, que ali chegavam e eram colocados nas câmaras de gás.

Tudo era bem planejado, pois era uma forma de ludibriar o mundo, que não tardou a travar uma guerra sangrenta entre os Países Aliados e os do Eixo. Ainda hoje, tem gente que defende o regime totalitário, pois

o poder fica nas mãos de meia dúzia de loucos que massacram uma nação.

Magda Crovador

magda crovador
Enviado por magda crovador em 20/08/2017
Reeditado em 20/08/2017
Código do texto: T6089541
Classificação de conteúdo: seguro