O poder do Outro

O jeito de ser das pessoas e modo como se dirigem a nós, por vezes, nos causa perturbações e irritações. Mas é preciso criarmos a consciência de que o comportamento deles é problema deles e que, se você permite que eles te atinjam e te manipulem, o problema se torna seu também, porque passa a roubar o seu tempo, sua atenção, sua concentração. A energia que você desperdiça, permitindo-se irritar-se, poderia ser usada em outros projetos, muito mais produtivos e evolutivos. Irritar-se por algo que outra pessoa fez é permitir que o comportamento baixo do outro te manipule, da pior maneira possível. É preciso recusar-se a dar a essa pessoa manipuladora, irritante, arrogante e chata qualquer segundo do seu tempo, do seu pensamento, de sua energia. Ignorar essas atitudes é o único caminho, pois temos coisas muito mais importantes e de consequências muito mais relevantes a fazer. Principalmente, não devemos, nunca, permitir que essas pessoas, com seu comportamento corrosivo, mude nosso jeito otimista, educado e gentil de ser. Porque, afinal, cada um fala do que o coração está cheio e cada um dá o que tem. Então, respire fundo e mande pras estrelas!

É claro que toda teoria, na prática, tem muitos complicadores. Somos humanos e nem sempre conseguimos manter nossas emoções sob controle. Questão de treino. Eu já fui muito mais explosiva e muito mais preocupada com a opinião alheia. O primeiro defeito eu consegui extirpar, graças a Deus. Dificilmente alguém me tira do sério. Só mesmo quando presencio algum tipo de violência ou injustiça, principalmente contra crianças, idosos e animais. A baixinha aqui cresce um bocado e falta pouco partir pra cima, literalmente. Ainda bem que é raríssimo isso acontecer.

Já quanto à opinião alheia... Bem, confesso que preciso trabalhar mais nisso. Ainda me incomodam as críticas. Sinal de que o orgulho ainda é muito forte em mim. Menos mal que já identifiquei o problema. Agora é trabalhar para consertá-lo. 

Enfim, voltando ao enfoque principal da crônica, eu tenho uma tática que funciona maravilhosamente: toda vez que sou tratada com desdém, toda vez que alguém é mal educado ou arrogante comigo, eu adoço ainda mais a voz e aumento em vários graus a minha educação. Abuso dos "por gentileza", "obrigada", "por favor", "eu entendo". Por fim, a pessoa fica sem jeito de ser grossa com alguém tão educado. Psicologia reversa... Tem dado certo. 

Então, já que não temos como prever quem vai cruzar nosso caminho hoje, armemo-nos com nosso melhor sorriso, nossa maior boa vontade e nossa infinita paciência. E oremos para que nenhum ser venha nos testar! (risos) Mas, se vierem (e sempre vêm, malgrado nosso), estaremos preparados.

Paz e bem sempre. A todos. Mesmo (e principalmente) ao arrogantes e chatos, porque são os que mais precisam. 
Rosa Pinho
Enviado por Rosa Pinho em 28/07/2017
Código do texto: T6067232
Classificação de conteúdo: seguro