Assumindo responsabilidades

Pesquisando pela internet, encontrei que "a palavra "demônio" deriva do latim "daemon", que significa "espírito". Do grego, temos "daimon", que significa “divindade, poder divino, deus de menor importância, espírito-guia, deidade tutelar (às vezes podendo incluir espíritos dos mortos)”. E, do Indo-Europeu, "dai-mon", “provedor, aquele que divide”. A conotação negativa dessa palavra se prende aos primeiros textos cristãos, onde ela era usada para designar “um deus dos pagãos, um espírito impuro”. Não eram raras apropriações desse tipo, com a finalidade de combater as antigas religiões pagãs."

Dito isso, vamos à minha concepção. Para mim, "demônios" são, apenas, nossos irmãos menos esclarecidos, que precisam de nossas orações e compaixão. Podem estar encarnados ou desencarnados. Há muitos "demônios" à nossa volta, isso é fato. Como também é fato que podem nos complicar bastante a vida. Mas muita coisa que atribuímos à sua influência, na verdade são fruto de nossa própria imprudência, imprevidência, negligência. Ou seja, é NOSSA responsabilidade, de ninguém mais.

Somos demônios quando vemos um irmão sofrer e, podendo, não ajudamos. Somos demônios quando humilhamos pessoas de escala social inferior à nossa. Ou qualquer pessoa. Somos demônios quando estamos com pressa e xingamos a velhinha que anda devagar à nossa frente. Somos demônios quando supomos como verdade coisas que "ouvimos dizer" e repassamos com más intenções. Somos demônios quando nos melindramos à toa, mergulhados em nosso orgulho, ficando magoados ou zangados por nada.

Enfim, temos muitas falhas e defeitos, sim. Mas cabe a nós, e somente a nós, procurar o caminho para melhorar e, quem sabe, até extirpar essa falha do nosso caráter. Um dia, daqui a muuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo, seremos anjos também.

Eu creio. 
Rosa Pinho
Enviado por Rosa Pinho em 26/07/2017
Código do texto: T6065928
Classificação de conteúdo: seguro