POLÍTICOS DESUMANOS E ENGANADORES

POLÍTICOS DESUMANOS E ENGANADORES

“A despeito de todos os fracassos quer possamos ter experimentados, nós não perdemos o nosso valor. Precisamos resgatar urgentemente essa ideia em nossa vida, porque ninguém chegará à vitória alimentando pensamentos de derrotas. É possível que tenhamos experimentado algum tipo de fracasso em nossa vida, o que é muito natural, porque não somos espíritos prontos e acabados, estamos em fase de crescimento e aprendizado”.

Ter consciência dos próprios desejos e sentimentos não supõe, de modo algum, expressá-los indiscriminadamente em toda parte. Julgamento e decisão, conforme veremos, fazem parte da autoconsciência da pessoa amadurecida. Mas como ter uma base para julgar o que se fará ou não, a menos que antes se saiba o que se quer. Toda experiência direta e imediata de sentimento e desejo é espontânea e única, isto é, o querer e o sentir fazem partem exclusiva daquela situação em particular e daquele tempo e local. Ser espontâneo é ser capaz de reagir diretamente aso quadro total, ou, como se diz tecnicamente, reagir à configuração figura-bases. É o ser atuante reagindo a um determinado ambiente em determinado momento. Será que os jovens de hoje se consideram espontâneos, experientes, sabem o que quer e tem autoconsciência daquilo que realizam de bom para a sociedade em que fazemos parte?(Rollo May). Tem muitos jovens maduros e esclarecidos, no entanto a maioria não tem noção alguma de cidadania e procuram se embrenhar no caminho incerto e na hora incerta.

Qual será o motivo que muitos jovens detestam estudar e trabalhar se tornando um peso morto para a nação e em consequência se embrenham no mundo caótico das violações individuais, tais como furto, roubo, assassinatos, drogas, tráfico, estupro, e ações deletérias que levam a sociedade ao medo e ao desespero. A educação, ainda é uma saída viável para esses jovens que se encontram na marginalidade. Um jargão popular diz que: “além da que coice”, é verdadeira essa afirmativa. Parece que o vírus da desonestidade tomou conta das autoridades brasileiras de todos os matizes, mas em maior escala no meio político. Político não defende mais o seu eleitor, pois só almeja o poder e o dinheiro farto que a sua função proporciona. Lembramo-nos aqui de um prefeito que transformou Fortaleza, abrindo ruas, avenidas, limpando-as, capinando-as e deixando-a em condições brilhantes tal e qual um diamante lapidado. Essa figura infelizmente já nos deixou e muitas saudades de um prefeito comunicativo, pois visitava as obras e conversava com a população carente de nossa cidade. Seu nome Dr. Juraci Magalhães.

Tivemos prefeitos que foram meras figuras decorativas transformando a Fortaleza bela na Fortaleza da vergonha, pois o lixo tomava conta da cidade. Até nome de terrorista assassino e perigosíssimo tendo exterminado milhares de pessoas foi homenageado por uma prefeita de Fortaleza, essa figura é nada mais, nada menos que o “Che Guevara”. Pode Freud? Vicente Fialho também foi um prefeito que se destacou quando esteva na prefeitura de Fortaleza. Hoje a prefeitura de Fortaleza está entregue ao incompetente prefeito Roberto Cláudio, que para sua reeleição prometeu “mundos e fundos” e as promessas não foram cumpridas e obras de importância estão paralisadas. Já começaram a apelidar a nossa capital de “Fortalixo”, pois parecemos uma ilha. Uma ilha diferente, pois estamos cercados de lixo por todos os lados. Muitas rampas de lixos surgem na cidade e os riachos que deveriam ser saneados estão mais sujos do que “poleiro de papagaio”. As Brs que cruzam Fortalezam estão repletas de mato, não existem capinagens. As lagoas estão cheias de aguapés. Feiras de comércio informal que envergonham qualquer cidadão cearense, citamos a feira da Parangaba, e o comércio informal da Praça José de Alencar. Lá existe todo tipo de irregularidades, desde a venda de armas, drogas e prostituição.

Bem que Fortaleza merecia um prefeito mais inteligente e atuante. O Hospital da Mulher está repleto de mato, esgoto com buracos, calçada se deteriorando e o Hospital Maternidade Zilda Arns que deveria ser concluído em novembro de 2016 está com as obras paralisadas. Uma das avenidas de mais movimentação em Fortaleza a Avenida José Bastos é outra calamidade, pois faz tempo que não recebe asfalto novo e tornou-se um aterro sanitário a céu aberto. Acho que o prefeito atual só visitou a periferia de Fortaleza em época de reeleição para pedir votos, é o que faz a maioria. “Veja o Hino de Fortaleza e faça uma fiscalização para ver se o hino bate com a realidade atual de nossa querida cidade, aliás, é bom frisar que o prefeito só se lembra da Fortaleza rica local onde ele reside, Hino de Fortaleza – CE:”!Junto à sombra dos muros do forte. A pequena semente nasceu. Em redor, para a glória do Norte, a cidade sorrindo cresceu. No esplendor da manhã cristalina, tens as benções dos céus que são teus e das ondas que o sol ilumina as jangadas te dizem adeus. Fortaleza! Fortaleza! Irmã do Sol e do mar, Fortaleza! Fortaleza!

Sempre havemos de te amar. O emplumado e virente coqueiro da alva luz do luar colhe a flor. A Iracema lembrando o guerreiro, de sua alma de virgem senhor. Canta o mar nas areias ardentes dos teus bravos eternas canções: Jangadeiros, caboclos valentes, dos escravos partindo os grilhões. Fortaleza! Fortaleza! Irmã do Sol e do mar, Fortaleza! Fortaleza! Sempre havemos de te amar. Ao calor do teu sol ofuscante, os meninos se tornam viris, a velhice se mostra pujante, as mulheres formosas, gentis. Nesta terra de luz e de vida de estiagem por vezes hostil, pela Mãe de Jesus protegida, Fortaleza és a Flor do Brasil. Fortaleza! Fortaleza! Irmã do Sol e do mar, Fortaleza! Fortaleza! Sempre havemos de te amar. Onde quer que teus filhos estejam na pobreza ou riqueza sem par, com amor e saudade desejam ao teu seio o mais breve voltar. Porque o verde do mar que retrata o teu clima de eterno verão e o luar nas areias de prata não se apagam no seu coração. Fortaleza! Fortaleza! Irmã do Sol e do mar, Fortaleza! Fortaleza! Sempre havemos de te amar.

Não vemos Fortaleza assim a não ser o lado rido ou mais privilegiado. A Constituição diz que os Direitos são iguais. Quando teremos os Direitos iguais? Nunca. Procuramos um prefeito para mudar o semblante da nossa querida Fortaleza. As publicidades são as mais ricas possíveis. Colocaram Câmeras em grande parte da cidade afirmando ser para melhorar a Segurança, no entanto, o viés é outro, a multa.

Quem encontrar um agente de Trânsito em engarrafamento homéricos ganha uma premiação, no entanto se fores ao Centro da Cidade encontrarás várias viaturas da AMC multando os desavisados. Acho que os nossos representantes deveriam criar uma CPI para apurar onde está sendo aplicados os milhões arrecadados em multas. Se fossemos enumerar todos os deslizes que vemos na “Loira desposada do sol” confeccionaríamos com certeza uma enciclopédia. Reclamação sobre falta de medicamentos existe, falta de médicos também, aliás, são inúmeras reclamações sobre a gestão do Prefeito de Fortaleza, Trânsito complicado. Pois AMC, terceirizados e Guarda Municipal não conseguem minorar o sofrimento dos motoristas. “Os meus sentimentos são parte fundamental da minha personalidade. Miguel O. Riquelme). São parte da minha vida cotidiana. Levo-os e os sinto em todas as partes. Não posso tirá-los de cima de mim por uma simples decisão de minha vontade. Não os escolho. Não os peço. Não os guardo. Não levanto a mão para dizer:” Escolho sentir tal coisa, vou sentir outra”. Muitas vezes chegam, simplesmente. Topo com eles em mim mesmo. Possivelmente tem raízes que não consigo descobrir ou desconheço. Muitas vezes me desconcertam. E não sei o que fazer. Queremos uma cidade mais hospitaleiro e com um cuidado especial de quem a dirige. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- JORNALISTA-MEMBRO DA UBT- DO PORTAL CEN (LUSO-BRASILEIRO)- MEMBRO DA ACE- DA ALOMERCE- PSICOPEDAGOGO E GESTOR DE EMPRESAS (ADMINISTRAÇÃO)

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 17/07/2017
Código do texto: T6057091
Classificação de conteúdo: seguro