Do Flashback ao Hi-tech

Do FLASHBACK ao HI-TECH

Reflexões de um usuário

Por Luiz A G Rodas

Modernamente usadas com bastante frequência, Flashback e Hi-Tech, no meu dicionário mental são sinônimos de "passado saudoso e futuro tecnológico", respectivamente.

Parecem conflitantes quando relacionadas ao novo ou velho; ultrapassado ou evoluído. Fato é que esses cognatos estrangeiros, influenciam, sobremaneira, nossa vida cotidiana.

Não tenho o intuito de estabelecer comparações que possam influenciar os defensores dessa ou daquela causa. Viso, tão somente, as citações dos fatos, sob à luz do "eu usuário".

Historicamente, vejo que a contemporânea Evolução Tecnológica (embora iniciada nos anos 50) está para nossa mudança de comportamento, assim como a Revolução Industrial (1750/1860) esteve para os artesãos da época.

Ambas com inúmeros benefícios à civilização, merecem considerações e ressalvas, sobretudo a Tecnológica que vivenciamos e da qual quero me reportar, me ater.

Jovens hi-tech são atualizados e hábeis no uso das pequenas ou grandes máquinas, enquanto que curiosos, iguais a mim, precisam, a qualquer custo, manterem-se "antenados" por questões de sobrevivência sócio-profissional.

O capitalismo nos induz a uma obsolescência programada. Quem já não precisou fazer um "upgrade" ou até mesmo substituir a pouco usada máquina para dá suporte aos modernos programas e/ou aplicativos? Isso na esfera Econômica.

O Comportamental é o que enseja um amplo estudo.

Foi criado o pomposo Individualismo para nomear o preocupante afastamento das pessoas.

Os relacionamentos, nascem sem o necessário olho no olho, sem o essencial calor do abraço, sem o básico tímido diálogo. Até os rápidos bate papos, muitas vezes, são feitos com os parceiros, digo internautas, a poucos metros um do outro. A rápida conexão rima com nenhuma emoção!

Do emaranhado de neologismos, destaca-se o "flashback". Algo existente em todos nós, em alguns mais, o que é o meu caso.

Mas, o flashback, palavra inglesa que se refere ao ato de voltar rapidamente para algo ocorrido no passado, está, há muito, em consagradas obras da literatura e do cinema, embora, por aqui, o uso maior seja na música.

O flashback nos remete, através das lembranças, boas ou ruins, às recordações de momentos, lugares, pessoas, sons, imagens e sensações.

Por outro lado, a prisão ao passado, o viver somente o retrospectivo não é salutar. Não que as relembranças sejam condenaveis ou que devemos abandonar nosso ontem mas as nossas ações presentes, devem ser focadas em sua plenitude, no real, no atual. Do passado, tomemos as lições para assim abrirmos um leque perspectivo de infinitas possibilidades.

Assim, experimentemos viver: * o presente bem hoje, bem agora; * programar um pouco ansioso futuro, não muito à frente; *recordar, como aprendiz, as lições do passado não muito atrás de nós mesmos.

Confesso que, no meu currículo, não consegui conciliar, com sucesso, o "meu histórico passado, o meu real presente com o meu esperado futuro".

Vida que segue!

Luiz Rodas
Enviado por Luiz Rodas em 10/07/2017
Reeditado em 10/07/2017
Código do texto: T6050296
Classificação de conteúdo: seguro