A Simplicidade das Coisas

Envolto nos livros enquanto escrevia esta crônica, pesquisando assuntos capazes de sobejar a curiosidade promissora dos leitores, fui categoricamente tomado de assalto pela falta de idéias. O céu maravilhoso de Camboriú não foi capaz de iluminar a mente ávida de temas pertinentes, porém como um estalo de revólver, a luz floresceu à sombra da imaginação.

Olhei da varanda de minha residência, um imenso monte incrustrado de árvores por todos os lados e admirei extasiado aquela cena em minhas retinas. Diria alguns: o que de especial tem em um monte repleto de árvores por todos os lados?

Como um animal inerme pronto a ser abatido diria: simplesmente nada! Porém inundado por denodo busco defender-me daquela pergunta explicando o necessário: a simplicidade das coisas.

Analise teu ser diariamente e busque nele jeitos de exprimir o que sentes, não será complicado verificar nestas ações corriqueiras a beleza dos gestos. O elogio de seu parceiro ou parceira quando você acaba de vestir aquele modelito especial comemorando algum acontecimento importante, ser agradecido por um favor alcançado, cumprir sua obrigação com maestria, confraternizar os momentos felizes com os amigos e familiares e respeitar as regras de convivência com a sociedade.

Em poucas atividades do cotidiano aqui enlencadas pudemos sentir atitudes relativamente simples, provavelmente demonstramos pouca relevância quando praticamos, mas é na simplicidade das coisas que o ser humano revela sua capacidade de encantamento.

Exemplos de simplicidade verificamos nas variadas religiões que a humanidade conhece e pratica, concentramos por base o livro sagrado do Cristianismo intitulado Bíblia Sagrada.

Cito primeiramente o caso de Jó que além de íntegro, desviava-se da iniquidade, era por demais próspero e muito piedoso. Porém, tudo foi extraído de suas mãos inclusive seus filhos foram dizimados. Mesmo depois de amaldiçoado com chagas malignas, nunca blasfemou à Deus sob sua condição miserável passando por tamanho sofrimento, na sua simplicidade foi fiel ao Deus Poderoso que o restituiu com abundância de fartura a sua nova família, ele chegou ao ponto de dizer: "Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado." (Jo 42.2)

Poderíamos citar muitos outros exemplos de simplicidade contidos no Livro Sagrado, nos quais homens valorosos rejeitaram contaminar-se com as iguarias oferecidas pelo rei ou de profetas que viveram de forma simples levando a Palavra de Deus aos quatro ventos, contudo o maior deles viveu, morreu e ressuscitou no terceiro dia e mesmo sendo Deus suportou todas as maneiras de humilhação até a morte de cruz levando nossos pecados e delitos. Sem dúvida alguma, Jesus Cristo é o maior exemplo de simplicidade que o mundo conheceu.

Contudo seguimos as referências das religiões de matizes africanas, tais como a Umbanda e o Candomblé que ensinam os valores da caridade e simplicidade por meio de seus médiuns, incorporam as Entidades de Luz doando-se tempo e seus corpos, a fim de expressar seus ensinamentos milenares aos consulentes trazendo paz, palavras de consolo, cura e esperança a todos que procuram alento nos diversos terreiros espalhados pelo Brasil. Existem diferenças de rituais entre o Candomblé e a Umbanda, o que não impede a importância de cada uma dentro deste espectro da simplicidade, ambas representam dentro das suas características, um papel fundamental na cultura religiosa e igualmente devem ser respeitadas por sua contribuição.

Uma sociedade que busca desenfreadamente ser ágil nas informações e ações, o conceito de simplicidade pode parecer um tanto antigo e inaplicável nos dias atuais, ainda assim procuramos agir com simplicidade, ou pelo menos tentamos ser deste modo. Com o advento da internet, o mundo coube na palma da mão em questões de segundos ficamos tentados a competir alucinadamente na conquista da informação rápida e sem complicação, esquecendo de que tal fato também poderíamos obter através da leitura dos livros, tranquilamente absorvendo conhecimento. Deixamos aquela comunicação acaica do cara a cara e passamos para o Facebook, whatsapp e correlatos, pois é mais fácil a informática apresentar-nos aos demais, o mundo digital é imprescindível no século vinte e um, contudo, em hipótese alguma podemos ser reféns dos softwares encantados.

Ao observar aquele monte inabalável e inacreditavelmente simples, percebi minha insignificância diante da soberania de Deus e o quanto esta dependência reflete na busca da resolução dos problemas lançando sobre ele toda a ansiedade. Abaixo algumas frases registradas podem auxiliar-nos como devemos, apesar do que acontece diante de nós, enxergarmos o quanto é bom ter a simplicidade das coisas:

"O homem que é firme, paciente, simples, natural e tranquilo está perto da virtude." (Confúcio)

"Adoro as coisas simples. Elas são o último refúgio de um espírito complexo." (Oscar Wilde)

"Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação." (Apóstolo Paulo - Filipenses 4.11)

Luis Profeta
Enviado por Luis Profeta em 06/07/2017
Reeditado em 26/04/2023
Código do texto: T6046919
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.