SEMENTE CENTENÁRIA 27ª PARTE

A CRECHE

Seria injusto de nossa parte encerrar este memorável trabalho de resgate histórico sem antes registrar a importância do Centro de educação infantil que leva o nome de “Jacinto Salviano da Silva,” saudoso personagem do nosso passado, um célebre pilar na agropecuária do Vale do Picão.
Este projeto nasceu de forma solidária idêntica á Escola Maria Guerra, por ocasião de sua criação na remota era do ano de 1917.
No ano de 2004 Adenilce Lelles diretora do grupo escolar tocada pelas dificuldades enfrentadas pelas mães carentes que trabalhavam para o sustento de suas famílias e não tinham com quem deixar seus filhos. Comovida com a situação, Adenilce juntamente às cantineira Judite e Chica do Chico veio nos propor a fundação de uma creche.
De início julgamos a proposta inviável. Desmotivados pelo descaso do poder público que ao assumir administração municipal desativou o projeto do pequeno irmãozinho, “PI.” Mantido pela Associação comunitária, o qual eu coordenava.
Tentamos sem sucesso o apoio dos vereadores nossos representantes à câmara municipal de Bom Despacho, para a criação da creche. Cuja visão dos mesmos, foi somente suas individualidade políticas.
Sem muita expectativa formamos um pequeno grupo composto pela diretora Adenilce, Judite, Chica do Chico, Neca filha do Neném Paulino, Nego do Pedro Emília, Vicente do Cintico e eu.
No 1º de agosto de 2004, lideradas pela Adenilce as mulheres deram inicio aos trabalhos da entidade. Elas ficaram responsáveis pela arrecadação dos donativos e o zelo e assistência às crianças. Quanto a nós homem coube o custeio financeiro: com o aluguel do imóvel, água, energia elétrica, e a complementação de tudo mais que fosse necessário para o funcionamento do projeto.
Em seguida vieram outras três voluntarias com seu espírito maternal cheias de boa vontade a cuidar das crianças, Tita do Calau, Raquel do Vino e Tânia esposa do pastor da Igreja Assembléia de Deus. Verdadeiras mãezonas do projeto. A parceria solidária da comunidade foi um fator Fundamental nessa empreitada. Pessoas humildes chegaram a dividir o pouco que tinham em suas casas para que aqueles pequeninos carentes tivessem o mínimo necessário.
Muitos ajudaram. Alguns apenas criticaram. Em fim prevaleceu o bom senso e o projeto seguiu em frente. O que a gente menos esperava veio acontecer. Através do empenho de Adenilce e a Raquel esposa do Dilermando couto, em 1º de fevereiro de 2005 o recém eleito prefeito tocado pela importância social do projeto autorizou a prefeitura assumir a entidade. Uma grata surpresa que eu jamais imaginava que viria acontecer.
Em 29 julhos de 2005 a prefeitura cedeu um espaço e o transferiu para um imóvel de sua propriedade no centro de inclusão social. A partir destas decisões foram conquistas e mais conquistas, graças ao empenho e boa vontade do executivo municipal.
No ano de 2016 o então prefeito Fernando Cabral fez uma reforma excepcional, coisa de primeiro mundo, o colocando entre as melhores instituições de ensino do município.
A equipe do CEI Jacinto Salviano da Silva merece aplausos e reconhecimento pelo seu trabalho. Desenvolve um projeto fundamental e significativo. Esta entidade é o complemento da educação que vem de berço muito importante para formação de personalidade no ser humano. Várias atividades pedagógicas e educativas são ministradas enriquecendo a formação das criancinhas assistidas, que são sementinhas de recursos humanos sendo cultivadas para o futuro social que está por vir, são tenras pessoinhas do hoje, cidadãos e cidadãs, que bem preparadas vão gerenciar os seguimentos sociais do futuro.
A educação alimenticia é outro fator essencial desenvolvido pelas nutricionistas que os assistem. O zelo por esta educação deve ser permanente para quando, ao migrarem para o ensino fundamental, nossos pequetitos não sejam deseducados em sua alimentação. Preocupo-me com um fato que venho observando nesse sentido. E tomei a liberdade em transcrever na página seguinte um texto a respeito deste assunto, motivo de preocupação. É de minha autoria publicada na página 197 do meu livro “Sombra na Poeira”.








 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 19/06/2017
Reeditado em 19/06/2017
Código do texto: T6031341
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.