Antiga São Lourenço

Muitos anos atrás, eu fui estudar em São Lourenço do Oeste, estado de Santa Catarina.

Ainda com pouca idade, eu ia para a escola todos os dias de ônibus. Saía ao meio-dia e chegava em casa às oito horas da noite. Chegava cansado, mas feliz.

A estrada era bem longa, naquela época não havia asfalto. O caminho era cheio de buracos e, quando chovia, o ônibus atolava e nós tínhamos que empurrá-lo para sair do lugar.

A vida não era nada fácil. Acabei indo à escola apenas durante um ano, pois era difícil para ir e voltar. O município novo e pequeno não oferecia muita estrutura e qualidade de vida aos cidadãos lourencianos. Além disso, o costume em nossa comunidade, naquela época, era trabalhar e trabalhar muito desde criança. Esse foi o motivo pelo qual parei de estudar, pois precisava ajudar a trabalhar na roça.

Ninguém tinha máquinas, nós trabalhávamos com as mãos, de sol a sol, abrindo a terra e fazendo ela florescer. Isso era bom, porque o contato com aquela terra vermelha era maior e a gente se sentia parte do lugar. Sentia que pertencia àquele chão.

Antonio Carlos Valentini
Enviado por Antonio Carlos Valentini em 15/06/2017
Reeditado em 16/12/2019
Código do texto: T6028411
Classificação de conteúdo: seguro