A guerra declarada entre o SIM e o NÃO

A guerra declarada entre o SIM e o NÃO

Em realidade, e a física deixa cada vez mais evidente essa verdade, existem apenas duas forças no universo: atração e repulsão.

Na vida cotidiana a gente tem como comprovar isso sem equívocos, porquê tudo que vivemos e vivenciamos é um simples ato de escolha entre o SIM e o NÃO.

Todo o mais, é um emaranhado de inúmeras sofisticações derivadas dessas únicas duas forças.

Mergulhando de cabeça nessa reflexão, podemos observar os efeitos dessa questão em cada um de nós e também em todo o conjunto de crises que afetam nosso mundo moderno.

Tão somente porquê estamos decidindo por dizer mais NÃOs do que SIMs! Ou, pelo menos, por dizermos sim quando deveríamos dizer não e vice-versa.

Podendo simplificar bem isso tudo, ao menos no que tange ao fato de escolhermos conscientemente dizer mais SIMs do que NÃOs, já estaremos avançando bastante.

Se olhando para fora assistirmos uma injustiça, um desmando ou mesmo um assassinato, nos parecerá muito familiar e até mesmo natural dizermos: não gosto disso; não deveria ser assim; isso não é bom, etc!

E cabe dizer que todo o conglomerado de empresas e interesses que produzem e mantém o que chamamos de "grande mídia", investe nessa inversão, porquê desse modo, pretende perpetuar o "status quo", haja vista que apenas divulgam e reproduzem todas essas tragédias, SEM NUNCA APRESENTAR SOLUÇÕES EFETIVAS, baseadas em medidas de alcance global.

Entretanto, se ao invés disso, olhando para dentro e optando deliberadamente por dizer sim a tudo que realmente NOS parece bom, eficaz, funcional e inteligente, mas de maneira coletiva, a revolução pode acontecer.

Basta que esqueçamos de criticar como "o errático", de julgar como "o delinquente", condenar como "o bandido", segregar como "o diferente". Para que assim, passemos a alimentar o faminto, cuidar do enfermo, acalentar o sem tento e amar o rejeitado, de modo que transformemos a cada uma dessas pessoas ao qual tocamos.

O simples ato de amar, se feito de forma diligente e ampla, cria uma força oposta a essa, que de muito vem corroborando com todas as ações que visam alimentar as crise - e lucrar com elas.

É claro que o amor não será capaz de criar um escudo à prova de balas nem tampouco tocará a flauta que encantará a serpente prestes a nos picar. No entanto, jamais será o amor que nos empurrará para junto da manada e nem fará de nós um contingente de guerra!

Então, quanto mais colocarmos todo o foco em encontrar apenas e tão somente aquilo a que se dizer sim, mais soluções surgirão como produto de um sentimento bom e dessa modo, podemos repetir mais vezes no mais alto som: Sim, eu amo!

Fá Gonçalves