O SILÊNCIO DE MARIA.

A ausência de silêncio traz confrontos e separações;rixas. O silêncio é parte e razão da calma da eternidade de onde viemos e para onde vamos.

A sensibilidade é irmã da paz espiritual. Essa pacificação interior atingida vê o que ocorre, e atua, se manifesta pelo silêncio.

Nas “Bodas de Caná”, assistia a festa na sua permanente sobriedade em silêncio a Virgem Maria.

Era o silêncio do recato que fez a Virgem perceber a cessação da alegria reinante na festa. Desse silêncio sóbrio nasceu o primeiro milagre de seu Filho Jesus a partir de Maria, por sua silenciosa sensibilidade, e O fez transformar a água em vinho que tinha acabado.

Esse silêncio sóbrio se fez sonoro até nossos dias, de forma unificadora congregando a paz, pela dor inimaginável de ver seu filho martirizado vertendo somente a lágrima muda que cai do Gólgota séculos afora, sem permitir a quebra desse silêncio santo. Assistiu em silêncio resignadamente o martírio e flagelo do seu Filho.

Impõe-se refletir sobre essa sensibilidade envolvente da sagrada Mestra desde a Anunciação até a morte do Cristo. Abriu seu silêncio exclusivamente para reverenciar o Anjo e sua destinação anunciada: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade.”

A Maria, Mãe de Deus (Theotókos),na teologia grega, e a Santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora e Rainha do Céu (Regina Caeli) da construção católica ocidental, chega à Lamentação de Cristo, tema comum na arte cristã principalmente entre a Alta Idade Média e o Barroco com o Jesus crucificado e baixado da cruz.

Maria em silêncio recebeu o Corpo de Cristo como nos relatos dos evangelhos canônicos descrevendo a atuação dos papéis de José de Arimateia e Nicodemos negociando com Pôncio Pilatos a permissão para poder enterrar o corpo de Cristo.

Esse grande ministério, a força do silêncio, diante de afrontas de todos os gêneros nas relações humanas, necessita exercício e aprendizado para perceber pela sensibilidade o que falta, e calar mesmo diante da afronta e da injustiça, em prol da realização e em nome do maior dos sentimentos, o amor, que como plantas precisa ser cuidadado e se não forem regadas as plantas com amor e vigilância, mostrando o carinho que por elas se tem, secam e morrem .

NÃO CUSTA EXERCER O SILÊNCIO EM FAVOR DE MELHORAR A PERSONALIDADE, QUE PENSA SOBRESSAIR NO EMBATE, QUANDO SÓ FAZ MOSTRAR SUA FALTA DE EQUILÍBRIO QUE ABORTA A INTELIGÊNCIA QUE NÃO SABE SILENCIAR.

“O que o homem superior procura está em si mesmo; o que o homem inferior procura está nos outros”. Confúcio,

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 10/06/2017
Reeditado em 27/06/2021
Código do texto: T6023655
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.