MAIS UM ANIVERSÁRIO

À medida que os anos se sucedem, à medida que o tempo passa e a gente sofre mutações, um aniversário não ganha nem mais nem menos importância face ao conjunto de vidas vividas e mortes sofridas, em sucessivos renascimentos, em sucessivos sofreres e em sucessivos prazeres, e essa mudança depende do estado do ser de cada pessoa pois uma pessoa se julga um moço velho e outra pessoa se julga um velho moço. Já me produzi muito em entusiasmo para comemorar esta data, fui muito mais efusivo , muito mais do que hoje me proponho a ser. Depois que entrei numa fase de quietude interior, a celebração dos acontecimentos felizes se passa mais dentro do que fora de mim. Gabriel Garcia Marques enfatizava que “um escritor escreve um único livro, embora esse livro apareça em muitos tomos, com títulos diversos”. Eis que escrevo neste único livro de minha vida um outro tomo, um novo título nesta minha fase hibernal da existência. Percebo, à medida que avanço em idade, que vivi o suficiente para compreender que o amor é amor em qualquer tempo e em qualquer parte, mas aumenta em densidade à medida que fico mais perto da morte. Apesar de tudo, continuo gostando de receber mensagens nessa data, mas estas mensagens assumem um significado mais profundo, ganham um novo sentido.

Ontem, véspera de mais um aniversário, 18 de maio, também aniversário de minha terra natal, São José dos Bezerros, repensei uma lista de presentes que a vida me outorgou e os projetei na janela iluminada do meu coração, quando a meia noite anunciou o dia 18 de maio, esta luminosidade aumentou de intensidade, passando em minha tela mental um filme de toda a minha existência vivida até agora, fazendo uma pausa em meio aos acontecimentos recentes só para me dar a mais justa atenção. Primeiro de tudo, saudei com veemência e Fé, a vida, trocamos sorrisos a vida e eu! Foi franco o meu sorriso, largo sorriso que se estendeu pelos campos e vales por onde passei, os olhos brilharam e senti minha pele cheia de viço, para expressar o meu contentamento em mudar de idade, em avançar em sabedoria, alguma coisa permanente em minha vida misturada à transformação, a fim de que permaneça o que está bom e saudável e evolua para melhor a parte nem tanto.

Um abraço assume um significado peculiar, é o fundamento de tudo. Abraço que enleva, enlaça e aconchega, deixando a pressa sem pressa, e tudo para naquele abraço, tornando eterno aquele momento bom em que a gente está inteiramente ligada a quem nos abraça com carinho e muito amor. Abraço que faz do peito alheio um lugar acolhedor para aquecer o frio da alma, quando entristecida. Um abraço sincero é tão forte em essência que pode até superar o sexo, do que não se sente tanta falta quando sentimos a falta de não sermos abraçados. Esta é a mais pura verdade.

A exatidão de um abraço sincero e festejado em nosso aniversário é tão expressivo que substitui palavras e fala a linguagem do amor mais puro que possa existir sem mesuras ou mentiras. Avaliamos a pessoa que nos abraça através de um sentir profundo que ela demonstra, ainda que não traduzindo em linguagem comum. Portanto, que sejam bem vindos os abraços, mesmo aqueles abraços virtuais na minha lista de presentes de aniversário! Não aceito abraços formais, cerimoniosos, distantes, revestidos de falsidade, apenas para constar. Que sejam abraços cheio de calor, abundantes, com cheiro de rosas ou de flores do campo, que tragam a mensagem da paz, abraços sugestivos, daqueles que sugerem a gente querer ficar ali, abraçados, para sempre!

Completando a alegria deste dia, que o silêncio seja bem vindo para acompanhar-me nesta incursão em minhas lembranças. “Recardar é viver, diz um velho ditado”, algumas recordação far-me-ão bem em recordá-las, outras tantas prefiro que nem tivessem existido, mas tenho plena consciência de não poder mudar o passado, retirando fatos e pessoas de minha vida, e ser capaz de modificar o presente e o futuro à minha maneira de ser feliz, com a vista mais apurada para enxergar melhor quem de mim se aproximar. Quem quiser sentar-se à mesa de minhas celebrações desta data, lembre-se de mim com alegria, sente-se à meu lado, e vamos comemorar a vida! Procure reservar um largo espaço na memória do coração e crave o meu nome em letras douradas traduzindo um sincero sentir. Que seja uma demonstração efusiva , nada discreta e sem viço, claro, sabe por que? Porque isso não combina comigo, até mesmo a essa altura de minha vida vivida em constante largueza de sentimento e amor universal.

Este meu silêncio fica entrecortado por uma música suave – Concerto de Varsóvia – que nem cansa o ouvido e me enleva a alma. Que música linda! As músicas conseguem traduzir como está o nosso momento. Com certeza, ao escutar o Concerto de Varsóvia, a pessoa conseguirá captar a linguagem do meu coração. A minha trilha sonora além desta música, comporta mantras, Ênia e músicas new age, há algum bom tempo. A natureza se manifestou através de uma tímida luz solar, através de um frio aconchegante e foram colocados pássaros a cantar no amanhecer do meu aniversário! Uma sinfonia dessas e um galo que nunca erra as horas cantou distante, em algum morro violento da cidade, e me acordaram logo cedo, neste meu dia. Ainda bem que, apesar da violência do trafico de drogas e outras infrações mais, existem espaços nos morros da cidade para o galo cantar ao amanhecer do dia. Latidos de cães, rugido de urso, lobos uivando, gatos miando, piado de coruja, relincho de cavalo, mugido de vaca leiteira não são barulho, é sinal de vida e saúde. A convivência com os animais é rica e traz felicidade, mais do que estar com alguns humanos – corruptos em nossa política, por exemplo – que se convertem em instrumentos para a nossa evolução espiritual, tanto nos exigem, nos incomodam e nos prejudicam!

Sentado à beira de um cais, olhando a maravilha do amanhecer, o prana renovando a vida, flores colhidas de um jardim perfumado, imagino isto neste dia de mais um ano de vida. Que paz este pensamento me traz! Que floresçam novas ideias nesta nova idade que ora inicia, o meu natal, mas que sejam ideias distantes de tormentosos pensamentos inquietantes, aqueles que tiram o sossego da gente, que venham os que fluem serenidade e paz. Quero cabelo solto ao vento e que haja brisa para saudar o meu aniversário! Que em uma fruteira posta à mesa hajam frutos maduros, colhidos em um pomar variado e colorido em minha terra natal, o Bezerros dos meus amores, e que eu saiba amealhar toda a felicidade que se esconde em circunstâncias inesperadas e que eu sinta dificuldade em compreender de momento, que servem de lição, na realidade. Que haja fartura de sabedoria para fazer escolhas e tomar decisões. Que jorrem bênçãos sobre todos os meus dias desta minha vida de provação e que eu consiga, à feição de Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz, ficar em êxtase por me sentir contemplado pelo Divino!

Finalmente, quero o presente de descobrir a felicidade plena onde realmente ela estiver e abrir o meu ser para recebe-la. Com pés firmes e passo largo rumo a tudo o que me der prazer, aquele prazer que seja bom para mim, sem prejudicar outrem e que seja bom para o Todo Poderoso. Que eu procure praticar a aceitação de coração aberto, “seja feita a Vossa Vontade”, nem julgar os outros e me sentir um ser espiritual em evolução, que conservo um corpo que faz mais um aniversário. Graças dou a este Deus de todos nós!

Meus sinceros agradecimentos a todos os que me prestaram homenagem através de telefonemas, mensagens virtuais e preces.

Carlos Lira

clira
Enviado por clira em 31/05/2017
Código do texto: T6015052
Classificação de conteúdo: seguro