Fiscal do Humor - A Profissão do Século XXII

- Boa tarde, seja bem-vindo. Sou seu fiscal de humor. Antes de entrar na plateia, gostaria que você me contasse algumas piadas do seu repertório para ver se você está apto a subir no palco. Tudo bem?

- Sem problemas.

- Ok, pode começar então.

- Um português vinha pela calçada, quando...

- Senhor, você não pode terminar esta piada. É xenófoba.

- Ok. Que tal essa, então? Um judeu estava na sua loja contando seu dinheiro...

- Essa também não.

- Um argentino estava se afogando e daí...

- Não.

- Um índio estava fazendo a dança da chuva e...

- Índio? Sério?

- Esquece essa então. Um branquelo foi ao médico para uma consulta...

- Espera.

- O que foi?

- Estou pensando se “branquelo” é racismo. Alguém pode se ofender, melhor não fazer essa.

- Tudo bem... sabe aquela das duas loiras dentro do elevador? Elas estavam conversando e...

- Essa é misógina.

- Hmm, tudo bem. E aquela do muçulmano entrando no avião, quando de repente...

- Islamofóbica.

- Tá. Essa então: a professora perguntou pro Joãozinho na sala de aula...

- Espera. A escola é pública ou particular?

- Tem diferença para a piada?

- Tem. Se for pública, não pode zombar dos mais pobres. A piada não pode ter palavrão também.

- Mas é piada do Joãozinho, é óbvio que vai ter palavrão.

- Não pode.

- Tá, tá. Um casal estava discutindo a relação...

- Pode parar. Casal? Melhor que não esteja falando só de homem e mulher. Seja mais específico e sem discriminar outras maneiras de amar. Quem é esse casal?

- Não quero entrar nesse mérito. Deixa essa pra lá. O gordo estava no restaurante e pediu para...

- Gordofóbica.

- O nerd ganhou um videogame novo e viu que...

- Você sabia que os nerds são os que mais sofrem bullying no colégio? Essa não pode também.

- Um unicórnio pastava pelo campo quando...

- Também não pode. Unicórnio é fofo. Pessoas não gostam que façam piadas de coisas fofas. Muda a piada para gambá ou rato, ninguém se importa com eles.

- Mas daí não vai ter graça. Só tem graça se for com unicórnio.

- Então não pode.

- Meu Deus! Mas unicórnio nem existe!

- Sobre Deus também não pode. As pessoas têm religiões diferentes. Respeite isso.

- Então também não posso fazer piada sobre Buda, Zeus, Brahma, Ganesh, Moisés, Maomé, Jeová etc.?

- É claro que não.

- Tá bom. Um político se encontrou com o diabo e...

- Essa também não.

- Por quê?

- Nova Lei nº 40.171/2147. Proíbe piadas com políticos, seus parentes e demais agentes públicos. Se não pode fazer piada com quase nada e ninguém, por que poderia com eles, não é mesmo?

- Bom, então eu não tenho mais piadas para contar.

- É, achei que você não teria graça mesmo... Próximo!

- A loira estava dirigindo quando...

- Próximo! Mas o que é que tem de errado com essa gente?