SEMENTE CENTENÁRIA 24ª PARTE

A BIBLIOTECA ESCOLAR

A fundação da biblioteca do grupo escolar professora Maria Guerra ocorreu no dia 20/ 04/1968, na gestão da diretora Dona Sebastiana
Fernandes de Medeiros. Recebeu o nome de: “Biblioteca Vovô Felício”, não havendo uma sala disponível para a mesma, ela foi instalada no gabinete da diretoria. Ficando para outra ocasião seu registro em um órgão público e a criação de seu estatuto. Foi reconhecida e usada pelas professoras e alunos deste estabelecimento de ensino.
O ministério da educação e cultura (COLTED), a comissão do livro técnico e a do livro didático foram os doadores da biblioteca. Ela recebeu estantes novas e um total de 352 livros também novos.
Ficou para a diretoria da escola a expectativa a aquisição de mais livros e na adequação do que fosse necessário para seu objetivo com o bom funcionamento.
Atualmente a biblioteca conta com um acervo de livros bem significativo. Com uma professora, “a bibliotecária“ ,disponível para orientar os alunos que buscam nela seus conhecimentos através das pesquisas.
Mas infelizmente o livro está perdendo seu espaço. A atual tecnologia declarou guerra e ele, o celular, o combate dia e noite pelos quatro cantos do universo. Esforços são feitos, mas este avanço técnico tem um poder de fogo imbatível, apesar do livro ter um corpo físico capaz de resistir ação do tempo por séculos. A febre da tecnologia, com mais de quarenta graus, o colocou de quarentena engavetado sabe Deus até quando.

Foto  de março de 2015 arquivo pessoal (Universidade de Coimbra em Portugal com sua biblioteca milenar com um gigantesco acervo de  mais  200.000 livros)
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 29/05/2017
Reeditado em 29/05/2017
Código do texto: T6012360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.