Feitor e Fascista

Um livro que li na juventude e, de vez em quando, sempre releio e sinto o mesmo prazer é "A Moreininha", de Joaquim Manoel de Almeida. Juro que sinto o mesmo fascínio de antes. Tudo bem, admito que é um livro romântico que alguns denominam água com açúcar. Mas, e daí? Eu sou romântico paca e adoro ler romances românticos e assistir a filmes românticos. Sou um véio que pode estar caduco, mas sem perder o romantismo jamais.

Há uma frase do autor que não tem nada com o romantismo e que acho arretada: "O pior feitor é aquele que já foi escravo!". Essa frase pode ser adaptadaa várias situações, sempre me lembro dela quando constato um caso de alguém sendo injusto com um pequeno porque um dia tamabém foi pequeno. Alguns desses casos eu testemunhei durante a minha vida de bancário (passei mais de 30 anos nessa profissão). Vi muitos chefes e gerentes fustigando e perseguindo serventes e contínuos porque um dia exerceram essas funções. Palavra de honra. O problema deles é que sentiam recalque, revolta, raiva de um dia terem sdo pequenos funcionários. O servente e o contínuo lembraam o tempo das vacas magras, sem dúvida levaram os mesmos gritos que estavam dando hoje. A mesma coisa do feitor, açoitava o escravo porque um dia fora escravo e fora açoitado. Um absurdo. Sempre me revoltei e em alguns casos quase vou às vias de fato defendendo servente e contínuo.

O mesmo, hermanas e hermanos, sucede com o sujeito que era comunista e traiu ideais e o partido. Estão rindo? Nao deveriam. Vou parodiar o autor do romance "A Moreninha": "O pior fascista é aquele que já foi comunista!". Hoje mesmo a imprensa noticiou que um ex-comunista em compotas, que traiu os ideais e o partido, estava defendendo a intervenção das forças armadas para dissolver as manifestações populares em Brasília. Qualquer membro do Dem, por exemplo, poderia fazer isso e seria algo natural, mas nunca quem já foi comunista. Mas a verdade é que quem é ´traíra é capaz de tudo. Esse sujeito, infelizmente é pernambucano, sem prestígio nenhum no estado, diga-se de passagem, sem cultura nenhuma, não conseguiu nem terminar um curso de psicologia, é apenas um falsastrão, um bufão, um incompetente e, claro, golpista. É o lugar-tenente de outro reclcado que não conseguia maqis nem se eleger suplente de coveiro em Pernambuco e emigrou para Sampa, lá virou sexto suplente de deputado federal. Esse cara tem uma inveja avassaladora do Lula.

Bem, vou ficando por aqui, sao onze e meia da noite, o meu Sport vai perdendo para o Bahia por 1 x 0, estou chateado, mas a minha bronca maior é contra os que traem suas idéias, é com comunistas que viram golpistas e fascistas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/05/2017
Código do texto: T6008496
Classificação de conteúdo: seguro