GRATAS LEMBRANÇAS

Pouco tempo após o falecimento de Dorival Caymmi, em sua memória, escrevi a letra de “Cantor do Mar”. Meu parceiro, Carlos Bivar, compôs a melodia e Rodrigo Araújo a interpretou, numa levada do tipo Ed Motta, tendo sido a mais votada no “Festival Nacional – FM”, da Rádio Nacional de Brasília, no ano de 2011

( https://www.youtube.com/watch?v=4YRqKTHux9Y )

Rodrigo, cantor de Brasília, tem amizade com Fabiana Honorato, radialista brasileira atuando na Rádio Phoenix, em Hamamatsu, Japão. Hamamatsu é reconhecidamente a cidade de maior concentração de sul americanos em solo japonês e, em especial, de brasileiros. Assim é fácil compreender a penetração de uma emissora de rádio brasileira, no território japonês, atuando com programação em Português e, especialmente, com a nossa música. Através da intermediação e da amizade de Rodrigo Araújo com Fabiana Honorato, nossa “Cantor do Mar” chegou a Hamamatsu conquistando seu espaço, pelas ondas da “Rádio Phoenix”.

Dentre os artistas brasileiros em alta conta no público japonês está o Bivar, um inveterado bossa-novista, com várias faixas disputadas por lá. Ed Motta considera o trabalho de Carlos Bivar digno de nota. Em entrevista na TV-Globo, DFTV, em 13/05/2017, referiu-se à projeção de Bivar, no Japão, onde um seu compacto de vinil está sendo negociado por cem dólares ( https://globoplay.globo.com/v/5866856/ ).

Por ocasião do show de Ed. Motta aqui em Brasília, houve o encontro entre os dois artistas, quando Bivar presenteou o amigo com um exemplar do seu disputado vinil, justamente por ser Ed Motta um inveterado colecionador de compactos e LPs. Assim, fechava-se um círculo em que Ed Mota podia riscar mais uma busca em sua lista de discos procurados. Além do compacto, também foi presenteado com o CD/DVD, “Cotidiano”, com faixas de nossa autoria, incluindo a homenagem a Caymmi, “Cantor do Mar”

( https://www.youtube.com/watch?v=lOiOEv7XXsg&t=6s ).

Considerando o exposto e a atuação da Rádio Phoenix na divulgação da nossa música, homenageando Hamamatsu, escrevi a letra de “Vou Pra Lá Cantar”, logo musicada pelo parceiro. No link a seguir é possível assistir parte de apresentação, improvisada, ocorrida no “Clube do Choro”, aqui em Brasília, há cinco anos atrás. A interpretação é de Kris Maciel

( https://www.youtube.com/watch?v=X1rEZjNtvKM ).

Como não tínhamos a intenção de enviar imagens tratamos apenas de enviar para a Fabiana, na Rádio Phoenix, uma gravação em áudio da música feita para Hamamatsu. Poucos dias após tivemos notícia de que o Prefeito da Cidade havia adotado nossa música como uma espécie de hino a ser difundido acoplado a uma festa regional de alta importância.

Aqui transcrevo o comentário de Fabiana, no Youtube, sobre esse agradável acontecimento em que a Bossa-Nova estreita os laços artísticos entre Hamamatsu e Brasília:

Principais comentários

"Fabiana Honorato5 anos atrás

Em primeiro lugar foi uma honra ter o talento de vocês transmitido através da música, na rádio. Segundo, que a interpretação do Rodrigo é indescritível. Terceiro, que Hamamatsu é uma cidade LINDA! Além dos milhares de brasileiros que vivem por aqui há variados festivais de música onde a nossa boa Bossa Nova é apreciada pelos conterrâneos e pelos japoneses. Recebo a homenagem com satisfação e apreço imensurável para palavras.

A vocês, meu carinho, respeito e admiração.

Fabiana"

Amelius
Enviado por Amelius em 23/05/2017
Código do texto: T6006928
Classificação de conteúdo: seguro