Fotografia © Ana Ferreira

 



ÚNICOS E IMPERFEITOS

     O amor, esse sentimento profundamente desconcertante, inebria todos aqueles que um dia o conhecem. Relacionamento amoroso é, sempre foi e sempre será algo difícil de ser sempre "um mar de rosas", pois não há garantias do amor ideal e perfeito, como algumas pessoas preferem crer.
     Tenho para mim que no amor ninguém tem a fórmula certa, ou mágica, muito menos o manual de instruções. E talvez por isso seja tão fascinante. Quase todos sabem que o amor precisa ser recíproco, que os dois precisam se sentir bem e felizes, gostar da companhia um do outro, sentir vontade de estar juntos. O que poucos sabem - ou se sabem não querem admitir - é que todos somos diferentes, únicos e imperfeitos, não raras vezes até mais do que gostaríamos. E isso é o mais lindo do amor: pessoas imperfeitas, com personalidades diferentes, escolhendo permanecer juntas, apesar do tempo, apesar das dificuldades, apesar do quanto possam ter mudado ao longo dos anos, apesar das suas limitações, apesar de seus compromissos, apesar das diferenças, apesar do seu jeito de ser, querendo fazer a relação dar certo.
     Iludem-se aqueles que acreditam que quanto maior o amor, mais forte é. Pelo contrário: quanto mais intenso e imenso o amor, mais frágil ele é. Cada pequeno gesto parece traí-lo. O mais leve sopro de brisa parece derrubá-lo. Mas com que alegria, com que prazer, nos habituamos a viver nesse ambiente de puro terror!
     Enganam-se também aqueles que acreditam que o maior dos amores é aquele que dura muito ou, para sempre. Amor verdadeiro, amor inesquecível, amor verdadeiramente inesquecível é aquele que dura o suficiente, enquanto a sua chama permanece ou permaneceu viva e intensa sem cessar. Para uns pode ser um mês, um ano. Para outros, toda a vida e mais um dia, e ainda parecerá pouco tempo.
     Não precisa ser sempre "cor-de-rosa", às vezes um pouco de cinza e até mesmo um pouco de roxo faz falta. E não apenas sorrisos, o amor também precisa de lágrimas. Não precisa ser sempre lindo, maravilhoso e perfeito. Precisa sim, ser único e especial, ainda que imperfeito, como única e imperfeita eu sou e acredito que todos são. Precisa sim ser verdadeiro e intenso. Verdadeiramente intenso e intensamente verdadeiro! Porque se não for, poderá ser qualquer coisa, menos amor. Quando tudo está certo, com certeza algo está errado. 

Ana Flor do Lácio


 
Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 19/05/2017
Reeditado em 19/05/2017
Código do texto: T6003025
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.