Feliz dia das mães - feliz dia do amor mais puro

Acho que o cheiro de algo ou alguém é coisa difícil de esquecer. Não estou falando do perfume predileto da pessoa – falo de momentos e recordações que podem chegar a nós numa rapidez inexplicável! Talvez, tu possas lembrar-se de algo quando toca uma canção ou quando vem a memória certos acontecimentos, mas o cheiro, ah! A gente sabe o que ele causa em nós.

Tu conheces o cheiro de sua mãe? A gente sabe que mesmo não estando perto de sua mãe [fisicamente], sabemos reconhecer e trazer para nós aquele cheiro, talvez que tenha ficado no passado ou que tu aches que a vida lhe tirou, saiba que ela [a vida] não lhe tira de você, algo que permanece ou pode estar dentro de ti. A gente sabe que o cheiro de nossa mãe não é uma fragrância que se encontra no mercado ou na melhor loja de perfumaria, tampouco numa floricultura! Falo do cheiro que ela carrega, aquele que quando conhecemos assim que chegamos aos braços dela, pela vez primeira.

Sabe alma perfumada? É disso que falo, e é o que elas têm!

"[...] É cheiro de passarinho quando canta, de sol quando acorda ou de flor quando ri. Elas têm cheiro de colo de Deus. De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul. Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis. Ao delas, a gente se sente visitando um lugar feito de alegria todos os dias em sua presença! Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração".

É bonito isso de saber guardar os momentos... a gente nunca sabe quando vai poder viver aqueles instantes de novo. A minha mãe, por exemplo, fala de minha vó [a mãe dela] com tanta convicção de que ela nunca se foi, que até eu chego a sentir essa energia! Ela fala de lembranças boas, de alguns fatos engraçados de sua infância de como ela e seus irmãos foram criados, com os esforços e toda a dificuldade da época – e todas estas lembranças vem assim, carregadinhas de brandura e amor. Quisera eu, saber guardar estes tantos detalhes e saber contar a meus filhos também de como foi minha criação!

Minha mãe não é uma pessoa de vícios, tirando o fato de que ela adora comer... posso dizer que ela também adora ganhar perfumes! Ela usa em todos os momentos – e eu perdi as contas de quantos ela usa por ano! Enquanto eu estou com um frasco há dois anos, ela está acabando o que ganhara mês passado! Mas é verdade... risos’

Mas a gente sabe bem, 'distinguir' estes cheiros, eu aprendi qual o cheiro dela quando acorda, quando sente calor, quando dorme, quando me dá sua bênção todas as noites acompanhado de um beijo na bochecha.

Nossa mãe talvez nunca perca este instinto materno [de quem cuida pra valer], espero que eu herde um bocado disso! Por mais que estejamos crescidos, ela ainda faz questão de preparar nossas refeições [não estou dizendo que ela põe nosso prato! Mas se usássemos mamadeira, ela com certeza estará ali para esfriar nosso leite, enquanto nos arrumamos] seria a mesma coisa se eu dissesse que ela põe o café na xícara para esfriar? :)

Nesse dia das mães, eu sei o quanto ela gostaria de ter sua mãe por perto!

Não deve ser fácil, conviver com a ideia de não ter mais aquela em que mais cuidou da gente pertinho de nós! Sei que tem muita gente se perguntando hoje, por que nossas mães não são eternas? Estão sentindo hoje aquele aperto no peito – mas sei também que eles são fortes e sabem muito bem lembrar do cheiro de sua mãe, o qual faz recordar muitas coisas bonitas vividas juntos: os primeiros aprendizados, as primeiras palavras, das cantigas, as brincadeiras, os olhares de aprovação ou não, os ensinamentos de valores etc, tudo que foi absorvido durante a convivência.

“Costumo dizer que algumas almas são perfumadas, porque acredito que os sentimentos também têm cheiro e tocam todas as coisas com os seus dedos de energia” e fazem a gente reviver tudo de mais lindo que conhecemos.

Feliz dia das mães!

Feliz dia do amor mais puro!

Elisângela Feitosa
Enviado por Elisângela Feitosa em 15/05/2017
Código do texto: T5999845
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.