PAZ EM MEIO AO CAOS

As vezes parece que alcançar a paz interior é algo impossível nos dias atuais... Você acorda e foca seu pensamento em coisas boas e positivas, escuta os pássaros cantando enquanto toma um ótimo café e naquele exato momento parece estar em paz... Aí quando você chega ao trabalho é bombardeado com notícias ruins, pessoas estressadas e reclamando o tempo todo. Aos poucos sua mente entra naquele ritmo frenético e qualquer coisinha que aconteça parece que você está prestes a explodir... Nessas horas parece que você só encontrará a paz se estiver longe de todo esse caos.

Dois velhos amigos certa vez me contaram uma história que seguidamente me recordo quando estou a ponto de enlouquecer. É mais ou menos assim:

Um rei muito sábio e bondoso tinha a missão de escolher entre muitas pinturas àquela que representava a “Paz Perfeita”. Dentre os quadros expostos ao rei encontravam-se paisagens paradisíacas. Lagos tranquilos que refletiam com perfeição a imagem de uma grandiosa montanha, cercada por flores e árvores. O céu sempre azulzinho com poucas nuvens, branquinhas como algodão.

O rei atento avaliava as obras, todas estavam magníficas e pareciam transmitir a paz perfeita. Foi então que uma das pinturas lhe chamou a atenção. Tratava-se de uma cachoeira que jorrava água de forma violenta, desaguando em um rio de fortes correntezas e cheio de rochas. Não havia flores nem mesmo árvores, o céu estava tomado por escuras e carregadas nuvens. O rei atentamente observava a pintura, tentado assimilar o que via. Notou então um galho que sairá de trás da estrondosa cascata. No galho havia um ninho. Sentando em seu ninho um pássaro cantava calmamente, sem dar a mínima para a assustadora paisagem ao seu redor. Essa foi a pintura escolhida.

Ninguém compreendeu tal escolha. “Como poderia ser escolhido para representar a Paz Perfeita um quadro que retrata um verdadeiro caos?” perguntavam ao rei. O rei em sua sabedoria disse simplesmente “Este pequeno passarinho está em Perfeita Paz em meio a todo o caos”.

É certo que um lugar paradisíaco nos transmite paz e tranquilidade, porém quando voltamos ao barulho e a correria da nossa vida essa paz se esvaí, não dura. A paz verdadeira é aquela que só Deus pode nos dar. Que nos permite estar tranquilos em nossa mente e em nosso coração mesmo com todo o caos em que o mundo se encontra.

Sibele Bosa
Enviado por Sibele Bosa em 11/05/2017
Código do texto: T5996318
Classificação de conteúdo: seguro