Clássicos da Saudade

Hoje, no dia 7 de maio de 2017, irão se enfrentarar no Maracanã, no Rio de Janeiro, as equipes do Flamengo e do Fluminense. Porém, atualmente, não atraem ais aquela atenção dos velhos clássicos do passado, quando uma semana antes ambas as torcidas começavam a preparar festas para o desfile de craques do domingo.

Para começar, vamos nos lembrar de uma partida no campo do Fluminense, em Álvaro Chaves. Era o dia 27 de novembro de 1937. O estádio das Laranjeiras estava lotado. Esse jogo poderia ter ocorrido em são Januário, estádio do Vasco da Gama, muito maior (à época o maior do Brasil), mas o Fluminense não abriu mão do mando.

O Fluminense F.C, venceu por 1 x 0, com o time que seria campeão carioca de 1937: Batatais, Moisés e Machado; Brandt, Santa Maria e Orosimbo; Sobral, Romeu, Sandro, Tim e Hércules. O C. R. Flamengo perdeu jogando com Yustrich, Domingos da Guia e Vila; Caldeira, Algels e Arcádio; Lopes, Sá, Leônidas, Cosso e Jarbas.

Nesse confronto estava em campo mais de 90% da Seleção Brasileira que iria disputar a III Copa do Mundo de Futebol, em 1938, na França. Comparado ao clássico de hoje seria algo insensato.

Em 1940, o Fluminense foi outra vez campeão carioca. Mas perdeu para o Flamengo, desta vez em São Januário por 1 x 2. A partida aconteceu no dia 02 /06/1940. O Fluminense formou com: Batatais, Moisés e Machado; Bioró, Brandt e Malazo; Pedro Amorim, Romeu, Pedro Nunes, Hércules e Carreiro. O C. R. Flamengo venceu jogando com Yustrich, Domingos da Guia e Nilton; Pichim, Jocelino e Médio; Sá, Zizinho, Leônidas, Castilho e Jarbas. Foi mais um grande desfile de craques.

A partir de 1942 os clássicos passam a ser jogados no estádio de São Januário. Era a vez do Flamengo ser campeão carioca, o que aconteceria, também, em 1943 e em 1944.

No dia 07/06/1942, o Flamengo foi derrotado pelo Fluminense por 2 x 1, com Yustrich, Domingos da Guia e Nilton; Biguá, Volante e Jaime; Valido, Zizinho, Pirilo, Perácio e Vevé. E o Fluminense formou com Batatais, Norival e Renganeschi; Vicentini, Spinelli e Afonsinho; Maracai, Pedro Nunes, Russo, Tim e Hércules.

No jogo final de 1944, para o Flamengo ser tri-campeão carioca, enfrentou o Fluminense no estádio da Gávea, seu estádio, em 22/10/1944. E coroou a bela campanha vencendo o Fluminense por 6 x 1, formando com Jurandir, Newton e Quirino; Biguá, Bria e Jaime; Valido, Zizinho, Pirilo, Tião e Vevé. O Fluminense formou com Batatais, Norival e Morales; Raul Rodrigues, jambo e Bigode; Pedro Amorim, Bastarica, Magnones, Nandinho e Pirombá. Após esse fiasco, os 4 estrangeiros do tricolor das laranjeiras foram dispensados: Morales, Raul Rodrigues, Bastarica e Magnones.

Em 1946 o Fluminense voltava a ser o grande tricolor das Laranjeiras. A sua diretoria veio a são Paulo e contratou do C. A. Juventus o goleiro Robertinho e o centroavante Paulo. Trouxe Pascoal da Portuguesa Santista e Rodrigues do C. A. Ypiranga. E o mais importante reforço: Ademir de Menezes grande artilheiro de 1945 e campeão carioca pelo C. R. Vasco da Gama a pedido do treinador Gentil Cardoso. Fixou célebre a frase que Gentil teria dito aos dirigentes do Fluminense: “Deem-me Ademir e eu lhes darei o campeonato de 1946”.

E Gentil cumpriu sua promessa. Foi campeão carioca de 1946. Porém no primeiro clássico, contra o Flamengo, em 01/09/1946, no estádio das Laranjeiras foi derrotado pelo rubro-negro por 5 x 2. Nessa partida o tricolor formou com Robertinho, Guálter e Haroldo; Vicentini, Pé de Valsa e Bigode; Pedro Amorim, Simões, Ademir, Orlando e Rodrigues. O Flamengo venceu com Luiz Borracha, Newton e Norival; Biguá, Bria e Jaime; Adilson, Tião, Pirilo, Perácio e Vevé. Foi um grande clássico com muitos gols e muitos craques.

Em mais um clássico da saudade, em 1951, no dia 14 de outubro, já no estádio do Maracanã (estádio Mário Filho), o Fluminense venceu o Flamengo por 1 x 0. O tricolor das Laranjeiras seria o primeiro campeão carioca no Maracanã. As equipes nesse dia formaram assim: Fluminense F. C.: Castilho, Píndaro e Pinheiro; Vitor, Lafaiete e Édson; Telê Santana, Didi, Carlyle, Orlando e Quincas. O C. R. Flamengo com Garcia, Biguá e Pavão; Bria, Dequinha e Bigode; Joel, Hermes, Adãozinho, Rubens e Esquerdinha. E o Fluminese foi o campeão de 1951 com o técnico Zezé Moreira.

Laércio
Enviado por Laércio em 07/05/2017
Código do texto: T5992175
Classificação de conteúdo: seguro