Dom Hélder e o mistério das mãos

Sou fascinado por mãos. Para mim elas são a grande referência das pessoas. Nãosei explicar direito, mas quado sou apresentado a alguém a primeira coisa que reparo nele (ou nela, claro) nao são olhos, mas as mãos. Sou capaz de avaliar uma pessoa pelas mãos, até me surpreendo com isso. Sim, raramente erro no diagnóstico, pelas mãos sei se a pessoa é delicada, terna, artista(ou se tem tendência para as artes) ou se é truculento, grosso e violento. Infelizmente, para minha frustração, sou alguem que tem as mãos feias, pequenas e osdedos curtos e grossos, vivo escondendo as mãos nos bolsos. Acho que não consegui nada nas artes devido as mãos.Sou comletamente incompetente para as tarefas manuais. Nem uma lâmpada eu sei trocar. Pelo meu julgamento eu fcaria no rol dos grosseiros,o que seria u erro, sou matuto,arengueiro eradical, masnunca fui gorsseiro.

Bom, mas nesta terceira maltraçada de hoje, já é noite, o que desejo mesmo, nao é falar sobre o noticiário parcial e diigido da mídia, mas transcrever uma crônica do saudoso Dom Hélder sobre as mãos. Acho que é algo mais importante que o massacre que estão promovendo não contra todos os implicados nas delações, mas contra determinados políticos, não dá para ser conivente com essa ignomínia, estão querendo escnder os grandes corruptos. Vamos à crônica de Dom Helder:

O Mistério das Mãos

Dom Hélder Câmara

"Já meditaram no mistério das mãos?... Prestam-se a gestos e ações altamente construtivas, grandes e belas.

"Mãos postas, acompanhando preces: e eu penso, de modo especial, em mãozinhas de crianças que a jovem mãe junta, enquanto aprendema rezar, e em mãos trêmulas de velhinhas, que pedem pelos filhos e netos ausentes...

"Mãos de cirurgião, que salvam vidas, não raro com extrema habilidade... Basta lembrar a perícia com cirurgiões manejam cérebros e corações,,,

"Mãos calosas de trabalhadores, quase sempre tõ mal remuneradas...

"Mãos ágeis de datilógrafas, quevencem, porminuto, um número incrível de batidas.

"Mãos de músicos, que nos deliciam e nos transportam para além do espaçoe do tempo...

"Mãos que semeiam:semente que serão alimento e sementes de amor, de segurança e de paz.

"Mãos de pintores ede escritores, que fazem tudo para não trair os sonhos de beleza que estavam no pensamento e no coração do artista.

"Mãos de linotipistas que compõem o jornalcom uma síntese do dia que estamos vivendo. Mãos de técnicos de rádio, TV, cinema, que nos permitem viver, na hora, os grandes acontecimentosde qualquer parte do mundo.

"Mãos que acariciam: mãos de mães, mãos de namorados, mãos de esposos....

"Será facílimo continuar. Mas é importante lembrar queas mãos humanas, capazes de tanta grandeza e tanta beleza, sabem, também, distribuir desolação e morte.

"Há mãos que se fecham, egoístas e avaras. Há mãos que se crispam, cheias de ódio, chegando, por vezes, ao extremo, de arrasar-se, de ferir e de matar...

"Há mãos que batem a porta a quem precisava entrar, merecia entrar...

"Há mãos preguiçosas, especialistas em jogar em cima dos outros o trabalhoque lhes cabia fazer...

""Há mãos que roubam de ricos e até de pobres. Há mãos que sequestram pessoas.

"Há mãos que metralham, jogam bombas arrasadoras, e até bombas, inclusive, que queimam a criatura viva ou ainda que sao ameaça permanente de extermínio da vida na Terra.

"Cristo, em Tua Encarnação, em Tua Vida Mortal, usastes Tuas Mãos de modo admirável! Elas passaram fazendo o Bem!

"Que nssas mãos estejam sempre mais a serviço do Bem e da Beleza!

"Que nossas mãos,à imitação das Tuas, sejam semeadoras de Tranquilidade, de Esperança, de Amor e de Paz!".

Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/04/2017
Código do texto: T5977482
Classificação de conteúdo: seguro