CARTA PARA TIRADENTES

Caro Joaquim José da Silva Xavier:

Hoje é 21 de abril e eu tinha que te escrever. Passaram-se mais de duzentos anos e tenho notícias para ti parceiro. Lutaste contra o quinto e a derrama; lutaste contra o espoliador Portugal; Tu foste considerado infame réu por crime de lesa-majestade e subiste ao patíbulo para a “inglória”. A tua tão sonhada independência e república vieram, muito tempo depois. Já tivemos diversas fases de república no Brasil, mas te digo uma coisa, a atual tu não gostarias de conhecer. Meu amigo mineiro, o troço aqui desandou de vez, e, sei que se viveste hoje, TU MESMO CORRERIAS PARA O PATÍBULO E SE ENFORCARIA.

No cadinho da nova república foram fundidos os maiores políticos ladrões que a terra do Brasil conheceu. Teu crime de lesa-majestade é fichinha. Venha conhecer nossos políticos de hoje que todos os dias cometem crime de lesa-pátria e são elevados à glória. O quinto? Hoje, meu amigo, virou em quatro quintos! Os bancos internacionais, as petrolíferas, as montadoras, mineradoras e outras levam muito mais que um quinto, o que Portugal tirava e que tu nunca aceitaste. Hoje nós aceitamos que tudo nos tirem inclusive a dignidade, o que tu tinhas de sobra. Ficamos apáticos e entregues às moscas, acredite. Nossos políticos roubam descaradamente, o judiciário, que tu conheceste tão cruel nesse tempo, hoje parece que fecha os olhos e deixa rolar a roubalheira. Lesa-pátria? Aqui, hoje é herói! Tu não conheceste, mas temos o petróleo, nióbio, manganês e outros minérios, tudo entregue a preço de banana. Nós continuamos como na tua época, sendo explorados pelos de fora e roubados pelos de dentro. A população cresceu, e como! Sabe aqueles esgotos de Vila Rica, expostos? Acredite ainda existe hoje, tu não acreditarias no que visse. Tu literalmente ficarias envergonhado no que nos tornamos. Ah! Esqueci-me de te falar. Os escravos negros foram libertos mais adiante lá em 1888. Custou não é mesmo? Mas, não fique tão faceiro, agora somos todos escravos no Brasil. Somos escravos do consumismo, da mídia mentirosa, dos políticos ladrões, dos bancos escorchantes e da tecnologia estrangeira.

Vivemos na mesma pindaíba que em Vila Rica do teu tempo. Só ficamos mais limpinhos e cheirosos.

Abraços Tiradentes. Não esquenta, tu fizeste o possível.

Sérgio Clos