EU JÁ SABIA

Sempre conto esta história nas rodas de amigos, comentários de rede, e agora chegou o momento de levá-la aos que aqui no Recanto das Letras, encontram uma razão para ler e pensar.

No ano de 2002, eu possuía uma loja no terminal Rodoviário de Praia Grande-SP. A Itaperuna Fashion. Minha loja neste terminal, era uma referencia no atendimento aos turistas, e sempre que algum problema neste campo surgia, o turista era encaminhado para ela, para que eu tentasse resolver o problema dele, normalmente localização de endereço, acomodação...No dia 31/12/2002 chegou em Praia grande uma senhora com sua filha a acompanhando. Dona Fátima! Ela entrou na Itaperuna fashion , e me pediu ajuda no sentido de encontrar um lugar onde ela e sua filha pudessem passar aquela noite de fim de ano, e mais alguns dias na nossa cidade. Eu fiz de tudo, para ajuda-la, mais a cidade estava lotada, não achei uma manjedoura para ela ficar...Quando vi que aquela senhora corria o risco de ter que dormir com sua filha no duro cimento dos bancos da Rodoviária, liguei para casa, e falei com a minha esposa Solange sobre. Ela, sabendo que eu já estava com a minha decisão tomada, não colocou obstáculo, e veio até o terminal buscar Dona Fátima, e sua filha. Já em casa, e nos curso das nossas conversas enquanto caminhávamos até a praia naquela noite, fiquei sabendo que ela era de Ribeirão Preto, terra também de um notório politico chamado Antonio Palocci, que já fora Prefeito de Ribeirão Preto, e que naquele ano deixará o cargo de Deputado Federal, para assumir a coordenação da campanha do presidenciável Luiz Inácio Lula ilusão da Silva, em substituição ao coordenador anterior Celso Daniel, morto em circunstâncias conhecidas pelo povo, ignoradas pela classe politica, e não esclarecidas pela justiça. No segundo dia de estada de Dona Fátima na minha casa, e já com um bom relacionamento, disse a ela: -Dona Fátima, já que a senhora é de Ribeirão Preto, me tire uma curiosidade que tenho? Segue o dialogo entre eu e ela...

-Claro meu filho, qual a sua curiosidade sobre nós?

-Na verdade, não é sobre a senhora ou sua filha...

-Não?

-Não! É sobre o Deputado Antonio Palocci, ex prefeito da sua cidade, e que agora está assumindo a campanha do Lula?

Ela ficou em silêncio por alguns poucos segundos, e falou...

-Eu já esperava que você me fizesse esta pergunta...

Dona Fátima, espalmou sua mão sobre a minha, e continuou...

-Meu filho, nós lá de Ribeirão já conhecemos o grau de canalhice desse homem, mas você, não só você! Mas o Brasil por um todo logo logo vai saber quem é esse canalha, e o que ele pode fazer para ter poder. Após dizer isto para mim, Dona Fátima com visível tristeza em seu olhar, levantou-se, bateu novamente seguidas vezes sobre a minha mão, e se retirou da sala, indo para o seu quarto...

Coube a sua filha, as ultimas palavras sobre o assunto...

-Minha mãe, sofreu muito nas mãos desse bandido!

E foi ter com ela.

Acho que vou terminar esta crônica, com aquela sentença muito comum quando certos resultados são anunciados, e ou situações são conhecidas.

Afinal, hoje depois do testemunho da Dona Fátima, eu posso dizer, vendo o final triste desse desgoverno cujos signatários aguardam vagas nas penitenciárias brasileiras...EU JÁ SABIA!