Rui Barbosa e Jack Sparrow

Vou chover no molhado:estamos vvendo um momento de total inversão dos valores, confusao, indefinição e, principamente, desordem. Como a nação pode acreditar nos que estão no seu comando? Como esses queestãosub judice emgênero, número e grau podem pedir e impingir sacrifícios ao povo? Não há mais razão parafingor que nao sabe, se enganar de propósito ou se esconder debaixo do tapete da covardia e daomissão como se fosse lixo. A verdade é qe o país está no fundodo poço. Dizia Shakespearenuma das suas peças: "Há algo de podre no Reino da Dinamarca!". Se ele vivesse hoje e adpatasseaeça ao Brasil que diria?

A nossa grande tragédia é que não temos alternativas. Os mais ingênuos acham que a solução é acabar com a política. Ledo engano. isso so faria substituir a democracia pelo fascismo.Há muita gente defendendo essa teoria do cobertor curto: quando cobre o rostodescobre os pése vice-versa.

Rezar? Acho que todos estamos rezando, até os naoreligiosos. Vou ser mais duro: acho que até os ateus estão rezando. Respeito os que sugerem uma rebeliãodo tipo "Tomada da Bastilha". Mas isso aqui é impraticável, o brasileiro tem seu diade pagode, samba, carnaval,festa,enfim, brasleiro vai levando, empurrrando com a barriga... Enquanto isso a Globo e a midia venalvão dourando a pílula e noticiando as coisas como lhe agrada, vai tergiversando, mentindo, adulterando e tentando implantar governo dos seus sonhos, um global na chefa do governo, com a chafe do cofre.

Pessoalmente, velho, doente e sem nenhuma força, apenas observo,às vezes fcocom raiva e lembro a frase de desabaf de Rui Barbosa: "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir da honra e a ter vergonha de ser honesto". Lindo, mas ninguémliga.

Quando tento relaxar e rir recordo outra frase, esta deum personagem de ficção, do capitão Jack Sparrow, de "Piratas do Caribe", cínicamas que talvez seja mais apropriada ao festivo patropi:

"Eu sou um desonesto. E nos desonestos se pode cnfiar, porque se sabe que serão sempre desonestos. Honestamente, é nos honestos que temos de ficar de olho... Porque nunca se sabe quando vão fazer uma coisa realmente estúpida".

Seráqueo capitãovai fazer deleção premiada? Só vai rindo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/04/2017
Código do texto: T5975448
Classificação de conteúdo: seguro