C o m p e t i ç ã o

Concordo com alguns amigos que dizem - na minha cara - que nao consegui ser alguém na vida (leia-se não me projetei e nem ascendi no banco onde trabalhei 30 anos) porque nunca fui um cara competitivo. É verdade, nunca ambicionei cargos, posições, fazer parte dos que mandam e punem, dos chefes e, claro, dos que ganham mais e dos que se envaidecem disso. Mais: dizem que eu poderia ainda ter feito como alguns colegas meus que só tendo o ginasial (meu caso), fizeram o curso de contabilidade e, depois, com esforço, fizeram o curso de Direito em Caruaru viajando toda noite drante quatro o cinco anos. Lembram ainda que eu poderia também - já que me meti tanto na política - ter me candidato a algum mandato afinal tinha popularidade e credibilidade. Mas, afirmam, fiquei acomodado, sendo apenas um mero funcionário e um coadjuvante da política, gastando os olhos lendo romances e escrevendo besteiras. Que fiquei na janela como Carolina, esperando o trem como Pedro Pedreiro, enfim, vendo a banda passar e marcando passo. Tiram o meu coro, mas nem ligo.

Se me arrependo de ter sido acomodado? Não, se o tempo voltasse com certeza repetiria tudo outra vez.Só uma coisa nao faria: fumar. Seria o mesmo acomodado à minha maneira. Um acomodado altivo, consciente, acreditando nos meus ideais. Preguiça? Não, jamais fui pregiçoso. Pelo contrário: semre gostei de trabalhar, fazia meu trabalho no banco, no rádio,escrevia para o rádioe os jornais, fazia política e ainda fazia as minhas farras que ninguém é de ferro. O meu grande problema - hoje seria muito maior se tivesse na ativa é com essa onda avassaladora de ambição desmedida. Como eu iria passar por cima de alguém para ganhar um cargo, uma pormoção, ascender na vida? Como iria punir alguém se não tenho jeito para isso? Como iria me meter a scial se detesto essas entidades sociais que quem ocupa cargos tem que freqentar e participar? No tocane a política jamais poderia participar, porque jamais pediria um voto, eu acho que quem pede um voto constrange o eleitor. Mais: acho que a política é um jogo sujo.

Mas, confesso, se o tempo voltasse talvez eu fizesse o contabilidade e deois o cursode Direito. Será? Nunca vou saber com ceteza. Com certeza só sei que não sou competitivo. Sou um acomodado. Graças a Deus. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/04/2017
Código do texto: T5975132
Classificação de conteúdo: seguro