Eternamente o mesmo moleque

Um amigo do peito, amigo mesmo, que lê estas minhas arengas no RL, apolítico nato me disse com sua sinceridade rude que estou carregando muito nas tintas. Deve ser verdade porque ele é alguém correto.

Gosto quando discordam de mim e até quando apontam distorções no que escrevo. Dependendo da crítica até conserto algo, caso tenha cometido uma injustiça gritante. Sim, porquesei que sou meio radical. Puxei essa qualidade, o radicalismo, ao meu pai que era comunistae espírita (ou não sou nem comunista e nem espírita sou apenas arengueiro e radical). Meu pai quando estava de um lado só via nele virtudes. e no lado contrário, falhas e defeitos. Mas o que o motivava era odesejo de contribuir para a construção de uma sociedade nova. É também o meu. Na atuação política fui e sou mais "light" do que foio meu pai. Também continuo acreditando no socialismo. É para mim a grande utopia da humanidade. Creio firmemente qe o socialismo e o cristianismo são irmãos gêmeos.

Quando envelhecemos tendemos a ficar mais moderados. É verdade, mas continuo firme com as minhas idéias e o mesmo espírito arengueiro dos tempos de moleque, com a mesma aversão ao elitismo, à exclusão social e aos prepotentes e fascistas. Sou o mesmo, até a asma aé a mesma. Se antes nas crises tomava injeção subcutânea de soro Heckel e Elebecê e, assim que fazia efeito, mesmo tremendo ia arengar e falar mal dos ricos e elitistas, hje nada mudou,quandoa asma chega eu dou uma cafungada na bombinha Berotec e, claro, fico trêmulo, mas assim mesmo vou para a velha Olivetti e, com dois dedos, datilografo minhas arengas. Continuo portanto o mesmo moleque.

Aproveito para agradecer aomeu amigo que por certo vai ler esta maltraçada, mas não posso mudar meu jeito de escrever. Em homenagem a ele transcrevo um verso de um poema de Geir Campos que acho que tem tudo a ver com a missão de quem escreve:

"Operário do canto me apresento,/ sem marca ou cicatriz, limpas as mãos./ minha alma limpa, a face descoberta,/ abeto o peito, e expresso documento/ a palavra conforme o pensamento".

No mais, inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/04/2017
Código do texto: T5974479
Classificação de conteúdo: seguro