O Espetacular Show do Circo Odebrecht

Fomos apresentados a famosa lista de Fachin com nomes de diversos personagens políticos e outros com base nas delações de executivos e ex-executivos do Grupo Odebrecht. Claramente a esfera política brasileira foi acometida de um duro golpe, colocando sob investigação possíveis candidatos às eleições de 2018 e podemos fazer enlações para tentarmos compreender as chances destes candidatos em seus estados, além dos prováveis elegíveis para a Presidência da República.

Pensei em utilizar uma ilustração perfeitamente compreensível para demonstrar o cenário que se avizinha. Imaginamos que os brasileiros foram convidados a assistir um grande espetáculo circense, nunca antes realizado por nenhuma outra companhia. Eles prometeram um show inesquecível com palhaços divertidíssimos, animais incríveis, malabaristas dignos de renome internacional, trapezistas capazes de enfeitiçar os olhares mais cisudos.

Algumas pessoas trataram de permanecer no mesmo local, na verdade o que um circo teria de diferente dos demais? Desta forma não atenderam ao chamamento insistente dos produtores do circo e ficaram em casa. No entanto, milhares de cidadãos pagaram razoavelmente caro pelo ingresso e exultantes deslocaram-se até ao local do circo.

Aparentemente havia uma beleza exuberante no entorno: luminárias maravilhosas, atendentes atenciosos dispostos a recepcionar os espectadores, o picadeiro extremamente grande e garboso. O anunciador do circo postou-se retilíneo trajado com um uniforme impecavelmente brilhante, todos prestavam atenção em seu anúncio magnetizados pelo tom de sua voz, ao final de seu discurso penetrante, as cortinas foram abertas com o rufar dos tambores. Porém, a decepção foi igualmente maior do que a expectativa, os animais estavam indolentes e velhos para executar os comandos, os malabaristas principiantes errando repetidas vezes e os palhaços foram todos que permaneciam atônitos nas arquibancadas, ludibriados pela propaganda enganosa.

A lista de Fachin é alegoria deste circo que começou a muito tempo, manipulando governos de diversos partidos em troca de milhares de reais. Os corruptos foram abastecidos com ajudas financeiras para suas campanhas políticas em troca de favores beneficiando esta grande empreiteira com obras vultuosas de imensa relevância.

A decepção das pessoas no circo estão vinculadas com a quantidade de políticos arrolados nesta lista, hoje muitos pensam pesarosos, sentiram-se enganados confiando que seu candidato estava isento. Porém o fato de ter o nome na lista não quer dizer que todos cometeram ilicitudes, as investigações serão cruciais para separar os culpados dos inocentes.

Oportuno e interessante ressaltar um trecho do livro "Não se desespere - Provocações Filosóficas" de Mário Sergio Cortella página 54 quando o mesmo discorre um tema sobre ética: "A Ética maiúscula é a Ética da Vida Coletiva Digna, e se edifica no exercício da vida de cada um e de cada uma, em nossas ações morais ou imorais e em nossas intenções sinceras ou cínicas; é fruto das escolhas."

A população brasileira deve ser vigilante contumaz da Lava Jato, prestando atenção nos políticos relacionados nesta e nas demais listas que haverão de surgir. Sabemos que o Judiciário construirá os meios necessários para apurar o papel dos envolvidos em mais um espetáculo dantesco patrocinado desta vez pelo Gran Circo Odebrecht. Aguardamos os próximos capítulos.

Nota do Autor: Diante dos aspectos negativos das denúncias comprovadas de corrupção do Grupo Odebrecht, as receitas sofreram um impacto profundo nos cofres e mesmo com as vendas de diversos ativos, não foi suficiente para equilibrar os débitos, assim em 2019 a Empresa entrou em recuperação judicial, para isso a Odebrecht terá dois anos para executar o plano aprovado pelos credores, o prazo máximo do pagamento integral é de 40 anos. Contudo, a Odebrecht passa por um processo de reestruturação, com venda de ativos e mudanças em sua estrutura organizacional. Em 2021, a empresa alterou seu nome para Novonor, objetivando afastar a imagem corroída pelos escândalos de corrupção envolvendo a empreiteira.

Ainda em 2020, a empresa fechou um acordo com as autoridades para pagar uma multa de R$ 3,1 bilhões em um processo envolvendo acusações de corrupção e danos ambientais. Desde então, a empresa vem trabalhando para cumprir com suas obrigações e melhorar sua situação financeira.

Luis Profeta
Enviado por Luis Profeta em 12/04/2017
Reeditado em 14/04/2023
Código do texto: T5969215
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.