Regras de etiqueta

Sou uma pessoa muito observadora. Adoro ficar no meu cantinho olhando os outros. Discretamente, é claro, porque, mais que observadora, sou educada. E hoje, almoçando em um restaurante aqui perto, comecei a observar como cada um manuseia os talheres. Fiz isso porque houve uma época em que fiquei meio obcecada por obedecer as regras de etiqueta à mesa. Não deu muito certo... Enfim, observei que umas pessoas usam o garfo na mão direita e a faca na esquerda; outras usam ao contrário; outras ficam trocando os talheres de mão, num balé meio esquisito, que não entendo muito bem. Aí fiquei imaginando: quem inventou esse negócio de etiqueta social devia ser bem metido e não ter mais o que fazer. Fala sério, né? Tem coisa mais desnecessária? Eu penso assim: certas regrinhas existem porque são de bom tom, fazem parte da boa educação. Assim, não comer de boca aberta (porque é NOJENTO!), não falar de boca cheia (porque, além do risco de se engasgar, vai cair comida da sua boca, o que também é meio nojento...), não palitar os dentes em público (porque é feio mesmo!), não falar ao celular durante o almoço (maior falta de educação com as outras pessoas) são regras que merecem ser seguidas, porque têm um propósito. Agora, quem disse que eu sou obrigada a usar a mão esquerda ou a direita pra segurar o garfo? Que mal faz eu comer do jeito que me der na telha? Que mal tem eu colocar os cotovelos na mesa? Aposto que meu cotovelo é mais limpo que a mão de certas pessoas... Além do mais, essas regras variam geograficamente. Aqui é pra usar os talheres assim, em outro lugar é pra usar assado, em outro nem talheres se usam. Enfim, convenções sociais, regrinhas de etiqueta, não são leis. É só mais um modo que inventaram para julgar quem não se adapta ao padrão. Então, coma sua comida do jeito que quiser e lasque-se quem ficar olhando torto porque você usa o garfo "na mão errada". Se um dia eu for convidada a jantar no Palácio de Buckingham, vou pedir licença à rainha e dizer que, no lugar de onde eu vim, é assim que se faz, viu, milady? Se bobear, ainda ensino Sua Majestade a comer do meu jeito. Aposto que ela vai gostar. Frescura demais enjoa.
Rosa Pinho
Enviado por Rosa Pinho em 08/04/2017
Código do texto: T5964710
Classificação de conteúdo: seguro