O NÃO E O SIM DA TERCEIRIZAÇÃO

Um face-amigo postou que se o próximo candidato a presidente não tiver como programa anular a terceirização ele vai votar nulo.

Sei não, mas ao não sermos o candidato estamos terceirizando o "serviço". Colocamos um mocinho ou um bandido para decidir por nós o nosso destino, ao invés de participarmos de maneira mais direta e ainda nos damos ao luxo de rasgar qualquer resquício de cidadania com o nosso voto nulo (o voto não obrigatório seria mais decente). As montadores (o próprio nome diz) são montadoras de serviços terceirizados. A construção civil, principalmente em países adiantados, é equiparada à montadora. A faxineira do prédio e a própria administração de condomínios são serviços terceirizados. Acho que é uma questão cultural, não enxergarmos a terceirização ao redor da gente. Não fomos educados para sermos empreendedores, fomos educados para servir com carteira assinada, férias e demais benesses, ou seja, para o comodismo. Os mais chiques foram educados para fazer concurso público...O lixo de nossa porta é recolhido por uma terceirizada da prefeitura, assim como o transporte urbano que utilizamos. Feliz será o dia em que todos possam ser os patrões de si mesmos e oferecerem serviços de qualidade no setor terciário (também conhecido como setor de serviços e comércio de produtos). É o que vai garantir a qualidade dos outros setores da economia, o primário (agricultura, extração mineral, etc.) e o setor secundário (industrialização). Na industria já dei o exemplo das montadoras, e na agricultura quem não ouviu falar em arrendamento, meieiro ou serviços cooperativados? Também são exemplos históricos da prática da terceirização. Penso que, com esta visão, sim, daí possamos fazer uma reforma trabalhista eficiente sob ângulo do empreendedorismo individual dentro do coletivo. Aos que não queiram arriscar, restará naturalmente e sem desmérito algum, o regime trabalhista digno e justo assegurado, mas sempre de maneira a incentivar o trabalhador a ingressar na livre iniciativa. Temos que ter trabalhadores proativos, que tenham sinergia, integrados, partícipes e usufruindo do bem comum. O Universo não tem direita e nem esquerda, talvez por isso esteja em expansão...

Armand de Saint Igarapery - publicações no FACE e no Recanto das Letras