Causas mortis

Nossos ancestrais viviam no fundo do mar. Foi de lá que viemos. Mas nos tornamos bem diferentes dos seres que por lá continuam. A ponto de não podermos mais viver no fundo do mar. Talvez a única coisa em comum é que continuamos a morrer pela boca.

A propósito, o médico e poeta povebiano Paulo Siqueira sustenta que os dois agentes com atuação principal na morte das pessoas são a fé e a boca. A fé porque continua-se matando muita gente em nome de Deus, Jeová, Alá ou qualquer outro nome com igual importância. A boca porque morremos também em função do que ingerimos ou deixamos de ingerir, como a carne, por exemplo (tão em moda gora), sem falar na quantidade. E o nosso poeta talvez tenha se esquecido, em relação à boca, das coisas que dizemos, que muitas vezes colocam-nos sob risco de vida.

Portanto, arriscamo-nos a dizer que se tivéssemos continuado no fundo do mar, seriamos vítimas apenas da boca, não havendo provavelmente espaço para a fé. Que muitas vezes confundimos com uma festa espiritual a que muitos não são convidados.

Maricá, 180317

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 23/03/2017
Código do texto: T5949351
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.